Notícias Videira Graduação

Grupo de contação de histórias do curso de Pedagogia realiza atividade em escola de Videira

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
03 de Maio de 2022

O Dia da Família na Escola realizado no sábado, 30 de abril, foi especial para acadêmicas da 1ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Videira. Por meio do grupo permanente de contação de histórias “Em Cada Canto, Um Conto”, dos cursos de Licenciaturas da Unoesc Videira, elas desenvolveram atividades na Escola de Educação Básica Inspetor Eurico Rauen, onde participaram alunos das séries iniciais e do ensino fundamental, acompanhados por seus familiares.

De acordo com a Profa. Ma. Lia Fausta Bonilla Colomé, uma das coordenadoras do projeto de extensão, essa ação didático-pedagógica é percebida pelo curso de Pedagogia como interessante laboratório para os acadêmicos exercitarem metodologias de intervenção social, cujo objetivo é a formação do hábito permanente da leitura por meio do estreitamento do contato da criança com o livro.

— É importante destacar que a Escola Inspetor Eurico Rauen abre generosamente suas portas para que acadêmicas da 1ª fase do curso de Pedagogia possam antecipar o exercício da docência, e ao mesmo tempo possibilita revitalizar o seu espaço com a presença de contadores de histórias no Dia da Família na Escola — ressaltou Lia.

Vestindo trajes que identificavam os personagens, elas envolveram os participantes no mundo da leitura e da magia, contando histórias tiradas da literatura infantil, encantando alunos e seus familiares, que prestigiaram o encontro.

— Adorei muito a leitura, foi muito gratificante ver as futuras educadoras doando o tempo delas naquele momento especial para a família escolar —garantiu a estudante da escola Eurico Rauen, Isabella de Lima. A mesma referência foi compartilhada pelo aluno Murilo Oltramari. Para ele, foi uma experiência prazerosa e agradável.

Além dos alunos, seus familiares também enalteceram a iniciativa do projeto de contação de histórias. Para a família Monteblanco, o agradecimento veio como forma de elogiar a iniciativa.

— Agradecemos primeiramente ao grupo de contação, professores e a direção da escola por proporcionarem este Dia da Família. Nos divertimos muito, o momento foi maravilhoso. Às vezes trabalhamos tanto que não conseguimos passar um momento assim com nossos pequenos. Muita gratidão a todos os envolvidos.

O evento, segundo a professora Lia, foi um sucesso, principalmente pela participação e envolvimento das famílias, bem como pela motivação, comprometimento e preparo das acadêmicas, que passaram por um processo de capacitação para depois desenvolver o projeto na escola.

Já a professora Ma. Magali Beatriz Augusto, coordenadora do curso de Pedagogia, e uma das autoras do projeto juntamente com as professoras Ma. Sueli Perazzoli Trindade e Lia Colomé, reforça que essa atividade de extensão tem caráter educativo, social e cultural, com o objetivo de formar leitores, além de disseminar a literatura infantil, o exercício da contação de histórias, da leitura e o apreço pela literatura, com a finalidade de valorizar a educação e fortalecer a cidadania.

— A Universidade, em sua medida, sempre se organiza e participa, de forma a oportunizar o exercício antecipado da docência, agregando muito conhecimento e práticas pedagógicas a todos os envolvidos.  Para alegria de todos, estes projetos encaixam-se perfeitamente nos propósitos dos programas de extensão da Unoesc, na missão da Unoesc, porque também irá colaborar para formar pessoas, produzir conhecimento e oferecer extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional — concluiu.