Notícias Joaçaba Bolsas de Estudo

Governo assina Decreto que regulamenta novos procedimentos de Bolsas de Estudo do programa UNIEDU

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
19 de Fevereiro de 2020

O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, juntamente com dirigentes do Diretório Acadêmicos Estudantil (DCE), Lucas Scalabrin e Rafaela Mocelin, estiveram presentes no dia 17 de fevereiro no teatro da CIC, em Florianópolis, na solenidade em que o Governador Carlos Moisés da Silva, assinou o decreto que regulamenta o novo processo de concessão de bolsas de estudos na Educação Superior em Santa Catarina. Estiveram presentes no evento, o Secretário da Educação Natalino Uggioni, o presidente da frente parlamentar da educação superior em Santa Catarina, deputado Rodrigo Minotto, reitores e dirigentes das instituições de ensino.

Na oportunidade os estudantes Lucas Scalabrin e Rafaela Mocelin, agradeceram o governador Carlos Moisés pelo esforço em aumentar os valores para bolsas aos estudantes economicamente carentes.  O empenho do Deputado Rodrigo Minotto junto ao Governo do Estado, sensibilizou o Governador e os Secretários da Educação, da Casa Civil, da Fazenda e outros para que o Estado possibilite aos estudantes mais carentes realizarem seu curso superior. O programa financia bolsas para Pós-graduação, pesquisa e ações para o desenvolvimento regional.

Entre as principais mudanças ficou definido que: as bolsas de estudos serão concedidas mediante formalização de Contrato de Assistência Financeira estudantil (CAFE), a Secretaria do Estado da Fazenda (SEF), informará à SED, até o mês de novembro de cada exercício, o valor mínimo a ser disponibilizado no exercício seguinte para o pagamento de bolsas. A bolsa será concedia ao aluno selecionado pela IES, pelo prazo mínimo de duração do curso, programa, projeto de pesquisa ou de extensão. A seleção, semestral ou anual, dos candidatos à bolsa de estudo se dará pela avaliação do grau de carência dos candidatos participantes do edital, respeitando o Índice de Carência (IC), calculado pelo sistema de cadastro UNIEDU com base nas informações prestadas pelo candidato, observado os critérios estabelecidos em Portaria expedida pelo Secretário de Estado da Educação.

— Certamente o Estado de Santa Catarina agregará diferenciais expressivos de desenvolvimento, investindo na formação. As universidades comunitárias, com esses recursos têm papel preponderante no desenvolvimento regional, com inserção direta nos municípios mais carentes e fortalecendo a produção do conhecimento para solução de problemas específicos de cada Região — enfatizou o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

O Reitor e os Estudantes da universidade agradeceram, pessoalmente, ao governador Carlos Moisés da Silva, ao secretário Natalino e ao Deputado Rodrigo Minotto, reafirmando que a Unoesc se empenhará para demonstrar os resultados desse investimento no grande oeste de Santa Catarina. No próximo dia 27 a Secretaria de Estado da Educação realizará um treinamento aos gestores do programa nas Instituições de Ensino, visando a compreensão dos novos procedimentos.