Notícias Videira Fórum

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
24 de Junho de 2020

O curso de Pedagogia da Unoesc Videira promoveu debate sobre a Gestão Escolar em Tempos de Pandemia. A atividade realizada por meio virtual procurou estabelecer um diálogo entre os acadêmicos do curso e a realidade vivenciada nas redes municipal e  estadual de ensino, que estão com as aulas presencias suspensas em razão da expansão do coronavirus.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 22 de junho, e foi organizado pelas acadêmicas da 5ª fase, juntamente com as professoras Camila Regina Rostirola e Magali Beatriz Augusto. A mesa redonda virtual contou com a participação do Secretário Municipal de Educação de Videira, Luiz Felipe Torcatto Zanella, e as gestoras escolares, Juceli Fiorelli dos Santos e Ana Carolini Gomes Vans.

O centro das discussões foi o respeito à realidade das famílias para manter o vinculo com a escola, tanto no ensino infantil, como no fundamental, entendendo, por exemplo, a situação socioeconômica de cada um, visto que muitos alunos não tem acesso à internet.

Para essa parcela de estudantes, foram desenvolvidas atividades, e as famílias estão buscando os conteúdos na unidade de ensino onde o aluno está matriculado, sendo que há também a devolutiva.

A gestora de ensino da escola Padre Bruno Pokolm, do bairro Vila Verde, Juceli Fiorelli dos Santos, afirmou durante a mesa de debates que a sua escola, assim como as demais unidades da rede ensino, está mantendo plantão para atender os alunos que não têm acesso às tecnologias disponibilizadas.

Já o secretário de Educação, Luiz Felipe Zanella, reforçou que a maior preocupação está no retorno às aulas presencias, que poderá conforme decreto, ocorrer no início de agosto.

—Para isso, estamos frequentemente realizando encontros de formação de professores a fim de reforçar o processo de ensino e aprendizagem e para garantir um retorno seguro, tanto dos estudantes quanto dos docentes.