Notícias Joaçaba Evento

Formação de professores é tema central do evento internacional promovido pelo PPGEd da Unoesc

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
20 de Agosto de 2021

Entre os dias 16 e 18 de agosto, ocorreram, por meio das tecnologias remotas, e de forma concomitante, o 7º Colóquio Internacional de Educação e o 2º Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, com o tema central: Formação de professores: desafios contemporâneos. 

Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc (PPGEd), o evento teve como objetivos favorecer o debate, os estudos e a divulgação de produções científicas sobre a formação docente tendo em vista as experiências de âmbito internacional, nacional, regional e local; constituir espaços de interlocução e de divulgação de práticas de ensino desenvolvidas em diferentes âmbitos e envolvendo públicos com diferentes características: superior, educação básica, profissional, jovens e adultos, entre outros; e, ainda, ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e da educação superior e pesquisadores da área da educação e afins sobre a necessária indissociabilidade entre educação, pesquisa, ensino superior e educação básica, no âmbito da formação de professores, das práticas de ensino e seus desafios contemporâneos. 

Destinados a pesquisadores da educação e das ciências humanas vinculados à pós-graduação stricto sensu, discentes e docentes de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, docentes e discentes das licenciaturas, egressos dos cursos de licenciatura, professores das escolas de educação básica, estudantes do curso Normal e outros, os eventos contaram com a apresentação de trabalhos, relatos de experiências de instituições nacionais e internacionais, mostra cultural, conferências, palestras e mesas redondas com pesquisadores da área.

De acordo com a professora Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol, membro da comissão organizadora, os debates ocorridos durante os três dias de eventos ressaltaram a importância do tema destes dois eventos, bem como as demandas contemporâneas que recaem sobre a formação de professores.

— Foram mais de 800 inscritos nos eventos e cerca de 200 trabalhos apresentados, que trouxeram diferentes abordagens e olhares sobre os desafios à formação de professores — destacou a professora.

Já para a coordenadora do PPGEd, professora Dra. Marilda Pasqual Schneider, eventos acadêmico-científicos como os realizados pelo PPGEd, constituem espaços legítimos de interlocução e de formação, quer seja para os que atuam na organização do evento, na apresentação de trabalhos ou, mesmo, na condição de ouvintes.

— A oportunidade do diálogo, das trocas de experiência e do debate são indispensáveis para a formação pessoal e profissional — avalia a coordenadora.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.