Notícias Chapecó Extensão Vestibular

Felicidade - Feliz Idade: UMIC realiza Mostra de Fotografia em Chapecó

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
03 de Julho de 2014

Durante o mês de julho, o Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) será palco da Mostra Fotográfica Felicidade | Feliz Idade, realizada pelos alunos da Universidade da Melhor Idade (UMIC). A exposição é resultado de atividades desenvolvidas na disciplina de fotografia, ministrada pela professora Mari Baldissera. A exposição é coordenada pelo professor e historiador Márcio Lúcio Martins. 

Os alunos foram estimulados a refletir e representar a sua felicidade por meio de registros fotográficos.  As questões que nortearam a produção foram “O que é a felicidade? É possível ser plenamente e constantemente feliz? Ou a felicidade é passageira, vem e vai todos os dias? Como a felicidade se materializa no cotidiano?". Munidos de câmeras e celulares, eles foram em busca de cenas e situações para fotografar momentos, pessoas e objetos que representassem subjetivamente a felicidade.

A coordenadora da UMIC, professora Sandra Maria Tofollo, observa que a partir da interligação das disciplinas e a necessidade apresentada pelos alunos, fez-se necessário adaptar a matriz curricular, trazendo novos conhecimentos agregando-os às temáticas apresentadas.

- Surgiu a oportunidade de oferecer a disciplina de Fotografia, para que pudessem desenvolver a percepção diante do que passa despercebido a um olhar primário, oportunizando-os e auxiliando-os como uma ferramenta no registro dos momentos vividos dentro e fora da Instituição, levando conhecimentos para a vida - destacou.

Sandra ressalta que a UMIC é um projeto inovador, desenvolvido em parceria pela Prefeitura Municipal de Chapecó e Unoesc Chapecó, que  possibilita o retorno à sala de aula das pessoas com idade acima de 60 anos que não tiveram a oportunidade de estudar e que não quiseram ficar estagnados.

- Os objetivos são os mesmos, buscar novos conhecimentos que possam agregar ao dia a dia, fazer novas amizades, trocar experiências vividas e que reflitam na saúde e na qualidade de vida dos idosos - aponta.

A exposição ficará aberta até o dia 31 de julho, no Museu de História da Arte de Chapecó, localizado no prédio histórico da prefeitura, na av. Getúlio Vargas em Chapecó. O horário de visitação é das 13h30 às 18h30. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.