Notícias Videira Palestra

Eventos de Administração reuniu professores e profissionais da área

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
20 de Maio de 2022

O curso de Administração da Unoesc Videira realizou, nos dias 16, 17 e 18 de maio, a 4ª Semana Acadêmica e o "Café ADM", eventos de estudos sobre as Trajetórias profissionais, Empregabilidade, “Empresabilidade” e Administração na prática. Os eventos foram organizados pela coordenação e professores do curso de Administração por meio da mediação dos trabalhos em cada noite.

— E assim, depois de dois anos sem atividades presenciais, nesse ano de 2022 foi possível retomar a Semana Acadêmica do curso de Administração, a qual privilegiou a integração dos acadêmicos em atividades extraclasse através dos conteúdos exercitados em sala de aula — reforçou a coordenadora do curso, Cristiane Bonatto de Morais.

Os acadêmicos, futuros profissionais, necessitam desenvolver sua atitude empreendedora ao longo da Graduação, e o contato com vivências de sucesso são ótimas maneiras de instigá-los a buscar desenvolver-se enquanto profissionais.

Cristiane explica que é constante a busca do administrador, bacharel em Administração, estudante, empreendedor, empresário etc., por capacitação e atividades práticas vinculadas ao seu cotidiano.

— Sendo assim, tais eventos são importantes pela abrangência e concentração que possuem, onde ajudarão a consolidar o curso de Administração da Unoesc Videira como de referência e a promovê-lo junto à comunidade de Videira e região — completou.

Palestras e debatedores:

A primeira noite, 16/05, foi abrilhantada pela talentosa cantora e acadêmica do curso, Alyssa Laínne Surdi Chaves, que fez a abertura cultural, e em seguida a abertura da Semana Acadêmica realizada pela prof. Dra. Adm. Carla Fabiana Cazella.

Para os trabalhos da primeira noite estiveram presentes egressos do curso compartilhando a trajetória profissional e o Administrador da FB Engenharia, Jorge Felisberto; a Gerente Industrial da BRF, Lucineia Valte Leidens; a Gerente do Banco Itaú de Videira, Clarice Retore Carboni. Os convidados tiveram a mediação do professor Administrador Giani Cendron e interagiram com os acadêmicos elucidando sobre a identificação com as áreas do curso e a valoração do empenho pela formação.

Na noite de 17/05, o debate foi sobre empregabilidade e “empresabilidade”, assuntos muito discutidos em sala de aula e uma realidade atual no período pós-pandemia. Nessa noite, estiveram presentes: prof. Adm. Sidnei Grigolo Rairine, do IEL – Caçador; Monica, do CIEE; Soeni Yamaguchi, Agência de Emprego de Fraiburgo; Cleonir Pasquali e Andrei Cendron, do Núcleo de RH da ACIAV – Videira e tiveram a mediação da prof. Rosangela Narloch.

Na noite de 18/05, o Café ADM apresentou profissionais e empresários de Videira, Joaçaba e Caçador, abordando sobre a administração na prática. Estiveram fazendo parte do painel: prof. Adm. Tânia Durigon, Sidney Lenz, da SUPREMO Filtros, Luciane Cachinski, da Côrte in Brazil. O impacto da última noite com o Café ADM foi justamente trazer experiências práticas de empresários que vivenciam a administração, os quais apresentaram com brilhantismo a vivência com os negócios e a importância das funções da administração de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Foi uma semana de estudos com momentos brilhantes e de contribuição ímpar ao processo de ensino e aprendizagem, e, certamente atingiu o objetivo de contribuir para o aprimoramento e integração dos Administradores, acadêmicos e comunidade em geral, fomentando a prática da administração enquanto ciência.

Empresas e instituições apoiadoras:

A coordenação do curso agradece o apoio e a parceria de várias empresas de Videira e região. Nosso agradecimento especial às empresas e profissionais que estiveram nos trabalhos de estudo: prof. Adm. Tânia Durigon; Sidney Lenz, da SUPREMO Filtros; Luciane Cachinski, da Côrte in Brazil; o Administrador Jorge Felisberto, da FB Engenharia; Lucineia Valte Leidens, Gerente Industrial da BRF Videira; Clarice Retore Carboni, do Banco Itaú Videira; prof. Adm. Sidnei Grigolo Rairine, do IEL – Caçador; Monica, do CIEE; Soeni Yamaguchi, Agência de Emprego de Fraiburgo; Cleonir Pasquali e Andrei Cendron do Núcleo de RH da ACIAV – Videira.

E, um agradecimento especial às empresas que auxiliaram no evento: Loja Multicoisas, Fischer Frutas, Piatto Pronto – Massas e salgados, Floricultura Flor e Encanto, Dom Leonello e Hipermercado Zarpellon Universitário.