Notícias Videira Palestra

Evento de Psicologia aborda relações familiares em contextos de filhos surdos

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
29 de Março de 2021

Na noite do dia 23 de março, o curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou seu III Encontro Psicológico no Sofá. A proposta do evento é fortalecer laços com pesquisadores de instituições estrangeiras, favorecendo a ampliação de conhecimentos e experiências dos acadêmicos.

Neste evento, o tema abordado foi “Enfrentamento de situações de vulnerabilidade de mães e pais com filhos surdos”,  e contou com a professora Drª Ruth Kazez, de Buenos Aires, docente de graduação e pós-graduação da Universidad de Buenos Aires, Universidad de Ciencias Empresariales e Sociais e da Universidad Abierta Interamericana.

Os conteúdos abordados foram referentes a conceitos sobre a deficiência auditiva, formas de comunicação e relação pais e filhos, principalmente ao que se refere à aceitação da deficiência. Segundo a fala da Dra. Ruth, com base em suas pesquisas, observou-se que a solidão e o isolamento dos pais com filhos surdos são preocupantes. As mães, por outro lado, encontram diversos espaços de troca com outras pessoas.

Ela explica que nas mães, aparece um núcleo predominantemente depressivo; enquanto nos pais, o núcleo é traumático.

—É necessário enfocar os pais, uma vez que o mecanismo de defesa que neles predomina, implica que o caminho de expressão do afeto não seja favorecido, e por tentarem resolver os problemas sozinhos, tal quadro pode levar a algum tipo de manifestação somática a médio e longo prazo, — reforçou.

Para a acadêmica Rosana Granemann Dallagnol, a palestra permitiu  melhor entendimento sobre a singularidade desta realidade. Segundo ela,  foi uma oportunidade maravilhosa de aprendizagem:

— Só tenho a agradecer à Coordenação e aos professores do Curso de Psicologia, da Unoesc Videira, por sempre oportunizarem a nós, acadêmicos, um aprendizado de excelência”.