Notícias Estudante

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
26 de Novembro de 2019

Os quarenta deputados estudantes do Parlamento Jovem Catarinense realizaram sessão plenária, na tarde desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa na capital do Estado. A atividade encerrou a 27ª edição do evento, que é uma iniciativa da Escola do Legislativo Licio Mauro da Silveira. Os jovens apresentaram dez Projetos de Lei, um pedido de informação, um requerimento, um projeto de resolução e fizeram cinco indicações. As iniciativas apresentadas pelos estudantes podem ser aproveitadas pelos deputados e virar lei estadual.

Durante os quatro dias de trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), o município de Videira esteve representado pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio Superação da Unoesc, Airton Kirschner Junior, Pedro Arthur Bigarella Fávero, Wanessa Rosseto Andreola, Willian Rosseto Andreola e Henrique Miguel de Jesus. Eles estiveram acompanhados pela diretora Rosangela Maria Fontana e coordenadora de Marketing Cilmara Cimadon.

Durante a sessão plenária, em momentos diversos, denominados Breves Comunicações e Horário dos Partidos, destinados às manifestações na tribuna, os deputados jovens puderam apresentar suas escolas e seus municípios. Nas Explicações Pessoais, eles ainda puderam relatar suas experiências pessoais no programa.

— O parlamento jovem foi uma vivência única. Uma semana muito intensa, com muitos aprendizados, realizações e, com  certeza, transformações. Grato por ter vivido essa grande experiência— afirmou Pedro Arthur Bigarella Fávero.

Para a também estudante do Superação Wanessa Rosseto Andreola, a experiência foi muito além de proporcionar conhecimentos.

— O programas mostrou para todos nós, que fazemos parte da política, assim como a política faz parte de nós. Aprendemos muito sobre a condução da vida pública, sou grata por cada momento— completou.

Projetos aprovados

A agricultura, a educação e a preservação do meio ambiente foram os principais temas debatidos nas propostas apresentadas. Dentre eles, o que prevê a  criação do Programa Bônus Fotovoltaico, do Colégio Superação de Videira. “O objetivo é conceder subsídios de 60% para a aquisição de sistemas fotovoltáicos residenciais”, explicou William Andreola, representante do Colégio Superação de Videira. “É uma energia mais limpa e renovável e, também, uma forma de reduzir a conta de luz das famílias.”

Durante a sessão, também foi deliberado sobre a validação do certificado que é concedido aos participantes do Parlamento Jovem Catarinense, para credenciá-los como palestrantes e mediadores na área de Direito Constitucional e do Processo Legislativo em escolas de rede pública.

As proposições aprovadas pelos deputados jovens serão encaminhadas para a Comissão de Participação Legislativa da Alesc.

O projeto

O projeto Parlamento Jovem Catarinense, duas vezes ao ano, traz à Alesc, 40 estudantes do ensino médio, de escolas de oito regiões do estado. Durante uma semana, eles vivenciam a rotina dos deputados estaduais, com a participação em reuniões das comissões e na sessão ordinária. A próxima edição será no primeiro semestre de 2020.

Além do colégio Superação,  que representou Videira, o Parlamento Jovem recebeu estudantes dos municípios de Canoinhas, Águas Mornas, Chapecó, Joinville, Bombinhas, Morro Grande e Correia Pinto.