Notícias Videira Graduação

Estudantes de Psicologia desenvolvem avaliação com acadêmicos de outros cursos da Unoesc

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
27 de Julho de 2021

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Psicologia da Unoesc Videira, em cumprimento ao componente curricular de Avaliação Psicológica III, realizaram psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica de Personalidade. O processo avaliativo foi realizado com acadêmicos de outros cursos da Unoesc Videira que manifestaram interesse em participar.

A iniciativa, segundo a professora Fabiana Piccoli D'Agostini, responsável pelo componente curricular, beneficiou 21 acadêmicos dos mais variados cursos da Unoesc, proporcionando a prática do processo de avaliação psicológica de personalidade em adultos. A prática ao mesmo tempo exercita no estudante de Psicologia, a habilidade de elaborar laudos psicológicos para fins diagnósticos, prestando um serviço de grande relevância e sem custos para os avaliados.

Fabiana explica que após a avaliação, partindo da necessidade de cada um, foram realizados encaminhamentos para atendimentos psicológicos na Clinica escola da Unoesc, ou para outro serviço de atendimento, levando em conta a preferência do acadêmico, como consultas médicas com psiquiátricas, neurológicas ou psicopedagógicas.

—O processo de avaliação de personalidade com adulto dura em média seis sessões. A primeira é uma entrevista, após, vem a  aplicação da testagem em quatro sessões, e a última, uma devolutiva, sendo que o acadêmico que aceitou participar assinou um Termo de Consentimento Livre Esclarecido e se comprometeu a participar dos seis encontros gratuitamente— reitera a professora.

Ela garante que os custos de materiais como testes psicológicos, elaboração de laudos, supervisão com professor psicólogo, entre outros, foram de responsabilidade dos acadêmicos de Psicologia, devidamente matriculados no componente Avaliação Psicológica III, no ano de 2021, não acarretando qualquer ônus aos participantes ou para a Unoesc.

—Um projeto que certamente foi positivo, tanto para os acadêmicos que desempenharam a função de avaliadores, quanto para os que foram avaliados— finalizou.