Notícias Joaçaba Mestrado

Estudantes Chilenos partilham experiências vivenciadas no Programa de Pós-graduação em Educação

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
05 de Março de 2020

No dia 28 de fevereiro o Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc Joaçaba realizou um encontro para partilhar as experiências dos estudantes  Daniela Rengifo Hardy, Enzo Díaz Peralta, Guillermo Trujilo Márquez e Llarixza Liliana Jara Santi, do Programa de Magíster em Liderazgo y Gestión de Organizaciones escolares da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) – Chile, que, sob a orientação da professora Marilyn Cristina Cádiz Altamirano,  estiveram participando de um intercâmbio entre os dias 12 a 28 de fevereiro na Unoesc, para o desenvolvimento de um plano de trabalho conjunto entre as duas instituições no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação.

De acordo com o acadêmico Guillermo Trujilo Márquez, essa é uma experiência que fortalece muito a formação e tem por finalidade atualizar sobre os conteúdos referentes à educação.

— Vir ao Brasil permitiu que conhecêssemos a realidade que existe aqui, enquanto educação, economia e sociedade — destacou Márquez.

Já para a intecambista Llarixza Liliana Jara Santi, além de poderem conhecer os costumes do Brasil e compartilhar a cultura do Chile, o intercâmbio proporcionou diferentes experiências.

— Para nós foi extremamente enriquecedor desde apresentar nosso plano de melhora na educação, aprender a linha de investigação, projetos bem como participar de atividades culturais — ressaltou a acadêmica.

Conforme a professora Marilyn Cristina Cádiz Altamirano, responsável pelos intercambistas, uma das grandes aprendizagens em termos da estrutura escolar é que ambos os países possuem a mesma problemática.

— Conhecer as organizações que regem os sistemas escolares, as autoridades, a Secretaria Municipal de Educação, visitar as escolas foi uma experiência que oportunizou entender melhor as preocupações que vivem os professores, os problemas que são enfrentados diariamente e perceber que os estudantes são iguais em todo o mundo. É muito importante que nossos estudantes se insiram em uma cultura diferente, e assim ampliem suas perspectivas permitindo que eles possam comparar realidades e ganharem experiências — finalizou a professora Marilyn.

Durante os 17 dias de permanência no Brasil, os intercambistas realizaram uma série de atividades acadêmicas e culturais na Graduação e na Pós-graduação em Educação da Unoesc que compreendeu desde a participação do grupo em seminários, oficinas e disciplinas conjuntas com os mestrandos do PPGEd até visitas a estabelecimentos de ensino, Secretaria Municipal de Educação e Gerência Regional de Educação do Estado, proporcionando um mergulho profundo na realidade educacional brasileira e regional.