Notícias Videira Especialização

Economia Circular foi tema de webinar na Unoesc Videira

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
27 de Julho de 2021

A Unoesc Videira reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área ambiental, na segunda-feira, dia 26, na 1º Webinar do curso de Engenharia Química. O encontro realizado por meio da rede social, no canal do curso pelo Youtube, trouxe como tema central para a discussão a “Economia Circular “.

O evento mediado por Catiane Pelissari, doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, contou com a explanação do professor Michel Brasil da CEO Leanfast - Engenharia de Processos Produtivos, empresa que tem sua sede em São Paulo; e Sandro Ragadalli, do setor de pesquisa e desenvolvimento da BRF.

Em suas falas, Michel Brasil e Sandro Ragadalli discorreram sobre esse novo modelo de produção e consumo que transforma resíduos em insumos e novas matérias-primas, acabando com o desperdício, criando um sistema regenerativo capaz de gerar um impacto significativo no meio ambiente e na gestão financeira das empresas.

Ambos foram enfáticos ao afirmar que a principal ideia da economia circular é tirar o conceito de “lixo” já formado em nossa cabeça e substituir por uma visão mais contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo como fonte de renda para as organizações.

O principal motivo pelo qual essa ideia tem tudo a ver com sustentabilidade é que ela se inspira no mecanismo dos próprios ecossistemas naturais, gerando os recursos a longo prazo, num processo contínuo de reaproveitamento e reciclagem. Dessa forma, se une o modelo sustentável à tecnologia e ao comércio global.

Curso de Especialização

Para os interessados em aprofundar o assunto, a Unoesc Videira está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Tratamento e Reutilização de Efluentes e Resíduos Sólidos, previsto para iniciar no final do mês de agosto. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp: (49) 3533-4426

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.