Notícias Chapecó Doutorado

Docentes da Unoesc participam da 22ª Feira do Livro realizada na Região Norte do Rio Grande do Sul

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
19 de Outubro de 2021

Em busca da inserção regional, as professoras Thaís Janaina Wenczenovicz do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e Cláudia Cinara Locateli docente do Curso de Direito e doutoranda do PPGD da Unoesc Chapecó participaram da roda de conversa intitulada “Ela pesquisa, nós pesquisamos, elas pesquisam” junto ao programa da “22ª Feira do Livro do Município de Erechim”, norte do Rio Grande do Sul. A Feira, que acontece entre os dias 05 e 31 de outubro, é uma referência local e regional e em razão da pandemia manteve o formato híbrido o que possibilitou a participação de diversos autores e pesquisadores de todo o país, incluindo as professoras Thaís e Cláudia.

De acordo as palestrantes, hoje, as mulheres representam cerca de 54% dos estudantes de doutorado no Brasil. Apesar desse índice em diversas áreas, as mulheres brasileiras são minoria em alguns segmentos nos níveis mais altos da carreira. Um estudo recente mostrou que as mulheres representam apenas 24% dos beneficiários de um subsídio do governo brasileiro concedido aos cientistas mais produtivos do país (a bolsa produtividade). A sub-representação em posições de liderança ainda persiste: as mulheres cientistas são apenas 14% da Academia Brasileira de Ciências. Frente a esses índices faz-se necessário discutir sobre a percepção dessa relação entre gênero e ciência no Brasil. A proposta objetivou realizar um diálogo entre mulheres pesquisadores que convergem em seus temas de pesquisa e analisam as relações estabelecidas entre a trajetória científica e questão de gênero. Também fizeram parte da roda de conversa compõe a mesa as pesquisadoras Emelyn Linhares (PPGICH/UFSS), Jade Monteiro (PPGE/UERGS) e Noelen Weise (PPGICH/UFSS).

Com o tema “Música, Arte e Literatura: Janelas para a Alma”, a 22ª Feira do Livro realiza-se em formato hibrido, com intuito de incentivar a movimentação educacional, cultural, artística e literária no município e região do Alto Uruguai, mesmo diante da pandemia da Covid-19 entre os dias 05 a 31 de outubro de 2021. A Feira do Livro 2021 é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, e tem como parceiros também a Secretaria de Educação, o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel - Cultural, Técnico e Profissional, o Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, a Academia Erechinense de Letras, o Café Cultural de Erechim, a Orquestra de Concertos de Erechim, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o Sesc Erechim, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

*Texto: PPGD

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.