Notícias Xanxerê Graduação

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
22 de Fevereiro de 2021

A interconexão entre Direito e Língua Portuguesa foi o tema da palestra on-line de Cristiane Martins de Paula Luz, analista judiciária da 7ª Vara Federal de Florianópolis/SC, graduada em Direito e autora do livro “Letra certa: diálogos sobre português formal”, aos acadêmicos da 4ª fase do curso de Direito da Unoesc Xanxerê.

Realizada na sexta-feira (12), a atividade teve como objetivo qualificar um dos instrumentos de trabalho fundamentais dos futuros profissionais do Direito: a palavra, o desempenho linguístico. Foi organizada no componente curricular de Português aplicado ao Direito, ministrado pela professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.

Para Cristiane, entrar em sala de aula para falar do percurso em que o Direito e Letras se interconectam foi um presente.

— Apesar dos anos de serviço público, eu ainda me vejo nos estudantes para quem falei.  Durante a nossa conversa, eu pude reconhecer a maturidade desses jovens e o quanto estão atualizados e conectados às questões do curso que escolheram. Em uma perspectiva inicial de uma hora e trinta minutos de conversa, o encontro durou três horas. Questionamentos surgiram, alguns deles de ordem humanitária, tão essenciais para alguém que optou por dedicar a vida profissional aos problemas e as mazelas humanas. O curso de Direito nos fornece bases para o pleno exercício da cidadania. A formação jurídica nos traz subsídios para orientação, representação, auxílio e promoção da Justiça. Muitas vezes, é uma forma de conferir voz a quem socialmente encontra-se silenciado, independentemente do papel profissional que venha a ser escolhido. Obrigada por terem me recebido de forma tão afetuosa e educada — relatou a palestrante.

A acadêmica Anna Carolina Miotto Freire, participante da palestra, comentou sobre a satisfação em acompanhar a atividade.

— É indescritível a sensação de estar, mesmo que virtualmente, na presença de alguém que transmite, por meio das palavras, tamanho amor pelo que faz. Ao acompanhar a palestra da Cristiane tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de sua trajetória, das dificuldades enfrentadas ao longo do caminho, dificuldades estas que todos nós que almejamos uma carreira promissora, independente da área, também teremos de ter garra ao enfrentá-las. Por meio de sua fala, tão aberta e tão carismática, Cristiane nos inspirou a seguirmos com nossos sonhos. Desse modo, eu carrego comigo, após esta experiência enriquecedora, a vontade de seguir na área jurídica, visando a auxiliar aos demais em seus conflitos, que, como a autora comentou, muitas vezes têm início em nosso interior e nossas ações premeditadas podem ser a consequência de não os trabalharmos de maneira correta — destacou a acadêmica.

Para a professora Rossaly, atividades assim qualificam ainda mais o Curso e os alunos.

— O que é a universidade, se não, o espaço de construção do conhecimento? Aprender com a experiência de profissionais que são inspiração engendra o crescimento, não apenas intelectual e cognitivo. Expressamos nossa gratidão à palestrante Cristiane, pelo conhecimento e experiências compartilhados, por sua honrosa presença que, mesmo virtual em decorrência da travessia da pandemia, foi envolvente e atraente aos alunos, pela sensibilidade e alegria contagiantes ao expor a temática que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e competências de nossos estudantes de Direito no emprego da Língua Portuguesa. Parafraseando Paulo Freire, a atuação da autora Cristiane Luz nos faz conjugar o verbo “esperançar” que, distinto da inércia do esperar, propõe juntar-se com outros para fazer de outro modo. Agradeço também à professora Fernanda Oliveira, coordenadora do curso de Direito, por nos incentivar a promover atividades como esta em que se busca a simetria entre elaborar e expressar adequadamente as ideias e exercer com proficiência a futura atividade jurídica — finalizou a professora Rossaly.