Notícias Joaçaba Diplomados

Diplomados do curso de Ciências Contábeis da Unoesc recebem prêmio Troféu Transparência

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
24 de Novembro de 2021

Na terça-feira, 23, os diplomados do curso de Ciências Contábeis Unoesc Joaçaba, colaboradores da empresa Irani Papel e Embalagem S/A, Odivan Carlos Cargnin e Evandro Zabott, receberam o Troféu Transparência por terem elaborado uma das melhores Demonstrações Financeiras do Brasil. O evento ocorreu de modo híbrido e foi transmitido via tecnologia remota.

Odivan, formado em Contábeis e Direito pela Unoesc Joaçaba é Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores da Irani Papel e Embalagem S/A, e Evandro Zabott é o contador, responsável técnico pelos demonstrativos contábeis e toda sua equipe.  Além deles, muitos dos analistas e auxiliares contábeis, bem como, profissionais da área de relações com investidores são diplomados do curso de Contábeis da Unoesc.

Conforme explica o Diretor de Administração e Finanças, até ser indicado a esse prêmio, a empresa não sabe que está participando porque a ANEFAC em conjunto com a FIPECAFI lê em todos os relatórios das empresas e vão selecionando, filtrando até chegar nos melhores, e isso só qualifica ainda mais. Foram reconhecidas 15 empresas com receita líquida até R$ 8 bilhões, a Irani fez parte dessa categoria, e 10 empresas com receita líquida acima de R$ 8 bilhões.

 — Estar entre as empresas premiadas nacionalmente pelas demonstrações financeiras mais transparentes do Brasil é motivo de muito orgulho. É uma construção conjunta, desde quando nós fizemos o curso até hoje com a colaboração de outros diplomados que também se formaram na Unoesc e atuam na empresa — afirmou Evandro.

 Para Odivan esse prêmio reflete o trabalho e esforço conjunto de todos e demonstra o comprometimento e a solidez da empresa.

 — Foi um prazer enorme estar fazendo parte da elite das empresas do Brasil que publicam demonstrações financeiras, especialmente num grupo tão seleto onde a maioria das empresas são de capital aberto.  Para nós da região de Joaçaba e que fizemos o curso de contábeis na Unoesc é uma alegria ainda maior saber que tudo que a gente aprendeu está sendo colocado em prática, seguimos aprendendo, e conseguimos ser reconhecidos pela diferenciação de ter feito um trabalho tão qualificado a nível Brasil — enfatiza Odivan.

 Já a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, reitera que é sempre uma alegria e satisfação poder ver os ex-alunos da Unoesc seguindo caminhos tão grandiosos e de sucesso.

— Parabenizamos nossos diplomados pela atuação que permitiu a conquista desse prêmio para a empresa que representam. Esse feito reflete a ética do contador formado pela Unoesc, uma vez que demonstra a transparência dos resultados da empresa analisada, bem como reforça  a qualidade da formação oferecida pela Unoesc — comenta a coordenadora.

Sobre o prêmio

O Prêmio ANEFAC.FIPECAFI - Troféu Transparência, foi criado em 1997, idealizado por Álvaro Ricardino, que àquela época cursava o mestrado em Contabilidade e Controladoria na FEA/USP e era diretor de comunicação da ANEFAC, com o objetivo de reconhecer e homenagear as companhias que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis, publicadas ao mercado por meio de suas demonstrações financeiras.

 O Prêmio, que ficou conhecido como o “Oscar da Contabilidade”, é uma iniciativa da ANEFAC com análise técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Sendo a única premiação da categoria no Brasil, as ganhadoras são contempladas após análise de mais de duas mil demonstrações financeiras. Entre os critérios para chegar às ganhadoras estão: a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis, no exercício do ano anterior à premiação.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.