Notícias Chapecó Joaçaba Evento

Diplomados da Unoesc conquistam 2º e 3º lugar em prêmio Inovação Catarinense

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
21 de Fevereiro de 2020

A Startup C4NDIROO Soluções Sustentáveis, pré-incubada da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) da Unoesc, conquistou, na noite do dia 19 de fevereiro, o 2° lugar no Prêmio Stemmer, na categoria de inovação socioambiental. O prêmio, que homenageia a memória do professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, incentiva e reconhece os esforços bem-sucedidos de gestão da inovação que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador do estado de Santa Catarina.

A C4NDIROO é uma startup de soluções sustentáveis que visa a reutilização de embalagens cartonadas, através de um processo e de uma máquina que está sendo desenvolvida, para reutilizar a matéria prima na transformação de outros produtos a serem utilizados na construção civil.

A Startup, que foi contemplada no programa Sinapse da Inovação e recebeu recursos da Fapesc, para realizar pesquisa e desenvolvimento, é composta por cinco membros; Robson Pissoli, Thiago Cordeiro, Diego Oliari, Savino Bucco e Gustavo Francisco Zenaro, todos diplomados da Unoesc.

TCC Inovador

O diplomado  do curso de Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó Felipe Zeiser, conquistou o 3º lugar categoria TCC Inovador no Prêmio Inovação Catarinense promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.

Seu trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob o título: Auxílio na Detecção de Massas em Mamografias Digitalizadas Utilizando Redes Neurais Convolucionais, teve como objetivo a proposta de desenvolvimento de um sistema de detecção de nódulos em mamografias utilizando técnicas de machine learning para auxiliar no diagnóstico, permitindo que o especialista tenha uma segunda opinião quanto ao diagnóstico.

Sobre a escolha e construção do projeto o Coordenador do curso e orientador Tiago Zonta, explica que o TCC do Felipe já foi planejado como projeto para obter a bolsa do Santander para realização de intercâmbio em Portugal. Naquele momento o Felipe tinha um propósito e o problema relacionado a Câncer de Mama devido um caso familiar, nos estudos iniciais foi incluído o aprendizado de máquina que hoje já está mais difundido.

Outros destaques

O professor Carlo Rutz também ganhou segundo lugar como Professor Inovador por ter dado sequência proposta inicialmente apresentada pela Unoesc com o Ensino de Robótica nas escolas, tendo criado o grupo Robotic League.

Já, o aluno Gustavan Henrique Fainello Pavão, ficou em 2º lugar com o projeto Som e Vibração: a produção de fones por indução bocal para surdos - EEB Antônio Morandini (Chapecó), sob a orientação do prof. Cristiano Foresti.

Também foi premiada com o primeiro lugar, Mylena Reis Pinheiro e Vitor Piaia, que sob a orientação do prof. Alex Bonemberger desenvolveram o projeto Desafio Lógico-Matemático Animado - Centro de Educação Profissional de Chapecó (Chapecó).

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.