Notícias São Miguel do Oeste Diplomados

Diplomado do curso de Direito participa do Programa de Visitação Técnica “Conhecendo o STJ”

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
21 de Fevereiro de 2020

O diplomado do curso de Direito da Unoesc, Gabriel Antunes, participou, neste mês, da 16ª edição do Programa de Visitação Técnica "Conhecendo o Superior Tribunal de Justiça (STJ)", em Brasília. Gabriel foi o único representante do Estado de Santa Catarina. Ele destaca que, além do conhecimento técnico adquirido, fez amizade com estudantes de diversos Estados e conheceu culturas e realidades diferentes.

— Saio do Programa motivado para seguir a carreira de advogado. Tenho certeza de que o STJ foi um importante agente de mudança na vida dos participantes, cumprindo com o seu papel de Tribunal da Cidadania — avalia o diplomado.

Durante o Programa, Gabriel participou de uma sessão de julgamento da 5ª turma e de palestras sobre a Secretaria Judiciária do STJ; sobre o Núcleo de Gestão de Precedentes; Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos; Secretaria de Jurisprudência do STJ e sobre a Secretaria de Órgãos Julgadores, além de visitar as unidades especializadas do Tribunal. Gabriel também conheceu a biblioteca do STJ, a emissora de rádio e de televisão e visitou o gabinete do ministro Marco Buzzi, que atuou como juiz, na comarca de Dionísio Cerqueira, na década de 80.

O diplomado da Unoesc aproveitou ainda para conhecer o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e acompanhou sessões de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o coordenador do curso de Direito, professor Peterson Fernando Schaedler, o Programa contribui na formação profissional.

— Além de ter contato com operadores jurídicos (ministros, juízes e técnicos), a visita técnica possibilita conhecer o dia a dia de um tribunal superior, acompanhando principalmente as sessões. Isso aperfeiçoará a visão de mundo jurídico do diplomado — conclui o professor.