Notícias Xanxerê Diplomados

Diplomado da Unoesc é consultor técnico na propriedade vencedora de desafio de produtividade de soja

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
30 de Julho de 2020

Uma fazenda localizada em Mangueirinha (PR), pertencente ao produtor Laércio Dalla Vechia e que está sob a consultoria técnica do diplomado do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê Cleiton Pontel, foi vencedora do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja 2019/2020 com a produção média de 118,82 sacas de soja por hectare. O resultado foi conhecido no dia 14 de julho, no Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).

Cleiton, que colou grau em Agronomia no dia 5 de agosto de 2017, foi contratado pela Coamo Agroindustrial Cooperativa pouco tempo depois de formado, em 16 de outubro de 2017, como engenheiro agrônomo e direcionado para trabalhar na área de assistência técnica da cooperativa no município de Mangueirinha – PR.

Participaram da disputa 5.204 agricultores de 11 Estados brasileiros, com destaque para o Paraná, com 1.613 produtores. O incremento obtido pelo produtor Laércio Dalla Vechia representou acréscimo de 63,32 sacas por hectare e um incremento de 114,09% de produtividade sobre a média nacional. Isso leva a conclusão de que se todos os produtores brasileiros tivessem uma produtividade média semelhante a de Dalla Vechia, a produção de soja brasileira duplicaria, sem provocar nenhum desmatamento.

De acordo com Cleiton, as condições climáticas favoráveis apresentadas na região do município de Mangueirinha durante a safra e o manejo adotado nas áreas com fertilidade do solo (química, física e biológica), rotação de culturas, plantas de cobertura, manejo integrado de pragas e doenças, geraram os resultados produtivos. Ele destaca ainda, que ao longo do tempo é o conhecimento que gera resultado.

A coordenadora do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê, professora Marcieli Maccari, ressalta que o Curso forma profissionais preparados para o agronegócio, cada vez mais focados em obter grandes resultados produtivos e sustentáveis. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.