Notícias São Miguel do Oeste Diplomados

Diplomada do curso de Enfermagem relata experiências de sua trajetória profissional

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.du.br
23 de Março de 2020

A diplomada do curso de Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste, Daiane Gabiatti, concluiu, recentemente, a Residência em Enfermagem Perioperatória na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, ela cursa Mestrado em Enfermagem Fundamental, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), e atua na seguinte linha de pesquisa: Prática Baseada em Evidências.

Para ingressar na Residência, Daiane precisou ser aprovada em três fases: prova objetiva, análise do currículo e entrevista. Ela lembra que cursava a graduação à noite, trabalhava durante o dia e, concomitantemente, realizava pesquisas.

— O tempo de preparação para a prova objetiva era curto e foi um desafio conciliar todas as atividades. O diferencial para conquistar a vaga foi o embasamento teórico e o conhecimento adquirido durante o curso de graduação — destaca a enfermeira.

A Residência Perioperatória proporcionou à Daiane uma especialização voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências, associando a técnica ao conhecimento científico, para realizar assistência e gestão de unidades complexas: Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica.

— Entre as experiências proporcionadas pela Residência, destaco a minha passagem pelo setor de Hemodinâmica e pelo Centro de Tratamento de Queimados. Além disso, participei da graduação, ministrando aulas teórico-práticas da disciplina de Enfermagem Perioperatória. Tive também a oportunidade de fazer estágio, durante um mês, no bloco operatório do Hospital Sírio Libanês, que é referência em tecnologias e assistência ao paciente cirúrgico — relata a enfermeira.

Daiane reforça que os acadêmicos devem aproveitar ao máximo os recursos que a Universidade disponibiliza: aulas, estágios e pesquisas.

— Insirem-se, desde o primeiro ano da graduação, em grupos de pesquisa, para ter essa primeira aproximação. A Enfermagem precisa de profissionais capacitados para realizar atendimentos, sobretudo, baseados em evidências científicas — finaliza a diplomada.

Socialização de experiências com os acadêmicos          

No último dia 12, quando as atividades acadêmicas presenciais ainda não tinham sido suspensas devido ao Coronavírus, a diplomada Daiane Gabiatti socializou essas experiências com os acadêmicos. Segundo a coordenadora do curso, professora Ana Maria Moser, a diplomada destacou a importância de aproveitar todos os momentos oportunizados na graduação, enfatizando a importância da pesquisa.

— Daiane contribuiu para a formação profissional dos acadêmicos ao relatar sua vivência na Unoesc, diferencial tanto para o aprendizado de excelência quanto para a seleção no curso de Residência em Enfermagem Perioperatória e a seleção no Mestrado em Enfermagem na USP — avalia a coordenadora.

A acadêmica Lediane Tissoldi diz que a trajetória acadêmica e profissional da Daiane é um exemplo para os futuros profissionais.

— A trajetória dela me inspirou. A Unoesc e o curso de Enfermagem nos instigam à pesquisa, produção de artigos, relatos de experiência e projetos sociais. Além disso, contamos com excelentes professores. Tudo isso reflete no nosso futuro profissional, da mesma forma que ocorreu com a diplomada — conclui a estudante.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.