Notícias Videira Diplomados

Diplomada apresenta projeto em Fórum de Cultura de Salto Veloso

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
11 de Junho de 2019

Na noite do último dia 6 de junho, Jociléia Peretti, diplomada em Arquitetura e Urbanismo pela Unoesc Videira, acompanhada pela professora do curso, Juliana Aparecida Biasi, estiveram no Fórum de Cultura apresentando o painel “Revitalização da Vinícola Salto Veloso com Inserção do Museu do Vinho”.

O trabalho apresentado trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso de Jociléia, orientado pela professora Juliana. O interesse de trabalhar um projeto relacionado à cultura local com foco em turismo, chamou a atenção da diretora de turismo e cultura da Prefeitura de Salto Veloso, Célia Regina De Bortoli, que as convidou para expor o trabalho junto a demais temas com o mesmo foco.

O projeto, desenvolvido pela egressa propõe a revitalização da vinícola Salto Veloso e a inserção do museu do vinho, parte do conceito de preservar, unir e divulgar a cultura local, baseada nas heranças da colonização italiana, que ainda resistem à ação do tempo, encontradas na memória dos antigos moradores, documentos escritos e edificações históricas da cidade.

— Trata-se da revitalização de um edifício de significativo valor histórico, localizado nas áreas central da cidade de Salto Veloso. Sua revitalização, assim como o incremento de novos usos, promove a preservação histórica, conscientização e interação entre os usuários para com os outros e com o lugar— disse a arquiteta Jociléia Peretti.

— O projeto da Jociléia teve uma busca incansável no embasamento histórico da cidade e no conhecimento técnico para seu desenvolvimento, e isto reflete nos resultados alcançados que estão estreitamente ligados a preservar a história e memória da cultura local. Ficamos gratas pelo convite da diretoria de turismo e cultura e da Prefeitura de Salto Veloso para o Fórum — ressaltou a professora Juliana Biasi.

O Fórum de Cultura, ainda contou com a apresentação de painéis de projetos arquitetônicos ligados à revitalização de obras arquitetônicas e espaços urbanos, das arquitetas Sabrina Grifante e Thelma Donadel, e palestra sobre Caminhos da Gestão Cultural por Roselaine Vinhas.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.