Notícias Videira Extensão

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
07 de Junho de 2022

A Unoesc Videira marcou presença no sábado, 4 de junho, na primeira edição do RBVerde, uma grande ação ambiental alusiva ao dia MundiaI do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, realizada em Videira pelas rádios Videira, Vitória e Rádio V. O evento aconteceu no Largo da Estação, e contou com a presença de uma série de empresas e entidades, que forneceram serviços gratuitos para as pessoas que passaram pelo local.

Dentre as atividades desenvolvidas, estavam a destinação correta do lixo, reciclagem, uso consciente de água, sustentabilidade e preservação da fauna e flora, coleta de lixo eletrônico, oficina de brinquedos feitos com material reciclável, coleta de óleo de cozinha, mutirões de limpeza, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, apresentação de projetos ambientais, entre outras.

A Unoesc, além de atuar com a distribuição de mudas de árvores, ao mesmo tempo, apresentou para a comunidade deliciosas receitas de bolos, que levam na sua composição casca de frutas e legumes. Por meio dos cursos de Nutrição e Gastronomia, puderam mostrar para as pessoas que visitavam o estande, como preparar a receita e degustar depois de pronta.

Foi uma maneira de mostrar que o meio ambiente também pode ser preservado utilizando sobras de alimentos, que seriam desperdiçadas na natureza.

Para a Unoesc, segundo a Diretora-Geral Carla Fabiana Cazella, participar desse evento foi importante, principalmente pela comemoração e conscientização ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o envolvimento de todos os cursos em uma ação macro integrativa, contando com a presença de colaboradores, coordenadores, professores, estudantes  e também pela inserção da Unoesc na comunidade.

Estar junto da comunidade em ações como essa faz parte da missão da Universidade em promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com sustentabilidade.

— Uma característica marcante da identidade comunitária se reflete nas ações e serviços que desenvolvemos junto à sociedade onde estamos inseridos, e atividades desta magnitude como o RBVerde vem a fortalecer nossos vínculos junto à comunidade local e regional — concluiu a diretora Carla.

O RBVerde, de acordo com a diretora da RBV Rádios, Marilene Caregnato, foi criado para estimular boas atitudes, impactando positivamente em todas as regiões em que a RBV Rádios está presente. Foi uma iniciativa inédita e aconteceu simultaneamente em cinco cidades do Meio-Oeste e Planalto Norte Catarinense: Caçador, Canoinhas, Capinzal, Tangará e Videira.