Notícias Chapecó Evento Inovação Tecnologia

Cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação realizam primeiro Startup Academic Day

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
03 de Outubro de 2017

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó realizaram o primeiro Startup Academic Day, no dia 22 de setembro, evento parte da Semana Acadêmica dos cursos e atividades da Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE). O evento contou com a presença de 10 Startups da região: 2ADV, Belasis, Bionexus, Gravitwave, Hub2b, Lembox, MusicMe, PackID, RMA Soluções Industriais e Sempre Mais Sistemas. Fez presente também a 1Bi Capital, a primeira aceleradora de Startups da região Oeste de Santa Catarina.

O evento foi idealizado após participações dos cursos em eventos como Startup Weekend, Meetups e DemoDays. Nestes eventos constatou-se que muitas soluções ofertadas pelas startups nascem dentro do mundo acadêmico, porém estas startups não retornam à academia para apresentar os frutos colhidos com a ideia ali aflorecida. Segundo o coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, Tiago Zonta muitas Startups poderiam contribuir com a ciência porque as soluções desenvolvidas possuem ineditismo, mas infelizmente no Brasil existe uma diferença entre publicação de trabalhos científicos e criação de empreendimentos.

— Muito se fala da educação empreendedora, mas depois que um resultado acadêmico vira produto ele não retorna como ciência e o contrário também acontece, ou seja, a ciência as vezes não sai do papel e vira aplicação — comentou.

Realizou-se o Startup Academic Day 2k17 na expectativa de que este seja o primeiro de muitos outros com o propósito de integrar as instituições, principalmente de ensino superior, no fomento e fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo na região oeste catarinense.  Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Pré-incubadora Tecnológica da Unoesc Chapecó, professor Jean Carlos Hennrichs, os chamados players de Inovação, por exemplo, Florianópolis, movimentam eventos quase que semanalmente. Isso é necessário para aproximar os atores da inovação e gerar networking entre os novatos empreendedores, que muitas vezes não possuem grande conhecimento de gestão, com empresários mais experientes, possíveis mentores e investidores dessas iniciativas.

No evento cada Startup convidada teve sete minutos para falar do problema, solução, situação atual, investimento pretendido, conquistas e equipe, além de incluir uma fala do histórico para motivar os acadêmicos que pretendem apostar no desejo de empreender. Após o Pitch Elevator proposto, as Startups responderam dúvidas dos participantes. A dificuldade e a perseverança necessária para o sucesso, além de criar soluções que tenham algum motivo e solucionam alguma “dor”, foram os pontos de debate mais destacados.  Para finalizar a primeira aceleradora de Startups da região, a 1Bi Capital, proferiu uma apresentação na qual destacou o momento atual para as startups, suas oportunidades e os perfis de empreendedores que estão fazendo sucesso, além de destacar, é claro, o papel de uma aceleradora e os níveis de investimento existentes.

 

*Texto: Unoesc Chapecó

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.