Notícias Xanxerê Estudante

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
07 de Novembro de 2014

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design, da Unoesc Xanxerê, realizaram, recentemente, o evento Repentina Arqui+Design: proposta metodológica para o Ensino Superior.

O evento objetivou proporcionar aos acadêmicos de ambos os cursos uma experiência mais próxima ao desafio cotidiano desses profissionais no mercado de trabalho. Além disso, intentou promover uma atividade diferenciada, vinculada aos interesses dos componentes curriculares de ambos os cursos e que possibilitasse a aplicação dos conhecimentos de forma atrativa e prática.

Nesse sentido, a Repentina envolveu equipes compostas por acadêmicos dos diferentes períodos, mesclando estudantes da primeira até a última fase de Design e de Arquitetura e Urbanismo.

No total, cada uma das quatro equipes participou de seis provas, ocorridas durante 17 horas consecutivas (início às 19 horas de um dia e finalização às 10 horas do dia seguinte) e que envolviam tarefas como constituição de um escritório, construção de torres com materiais inusitados (como macarrão), projeto de praça e produção de vídeo comercial apresentando um candidato a presidente de uma república fictícia. A Repentina foi transmitida ao vivo, via Facebook.

Para os coordenadores de Design, Walter Strobel Neto, e de Arquitetura e Urbanismo, Anderson Saccol Ferreira, os cursos têm sua essência definida pelo caráter prático dos componentes curriculares que moldam o futuro profissional, característica que estabelece critérios diferenciados na didática aplicada.

— Dessa forma, fortalece-se a necessidade de adoção de mecanismos que permitam ao acadêmico a aplicação dos conhecimentos adquiridos, bem como o aperfeiçoamento das técnicas que definem seus trabalhos. Com base nesses aspectos, a Repentina permite uma percepção mais clara sobre a realidade do trabalho do arquiteto e do designer, demonstrando critérios e condicionantes que envolvem a rotina da profissão — explicam.

A Repentina geralmente é realizada em eventos nacionais de Design, como no NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design, desde sua primeira edição, em 1991, e em outras universidades de Design no Brasil.

Nas fotos abaixo, momentos da Repentina.