Notícias Chapecó São Miguel do Oeste Videira Xanxerê Graduação

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoes.edu.br
07 de Agosto de 2020

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc de Xanxerê, Chapecó, São Miguel do Oeste e Videira promoveram o 1º Seminário Integrado de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc. As atividades ocorreram no período de 27 a 31 de julho, resultando em 18 palestras, com professores mestres e doutores. Destaque para a participação do Dr. Juan José Mascaró, professor do mestrado em Infraestrutura e Meio Ambiente, pesquisador e atua na área de Infraestrutura Verde como Ferramenta na Sustentabilidade Urbana.

O objetivo do evento foi proporcionar um espaço de diálogo, reflexão e difusão acerca da profissão de arquiteto urbanista integrando discentes, docentes e diplomados dos Cursos, possibilitando, assim, a troca de experiências. Participaram arquitetos e professores atuantes em diversas áreas da arquitetura e do urbanismo.

Os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo dos quatro campi da Unoesc envolvidos na atividade, destacam a integração e o conhecimento compartilhado como diferenciais do evento.

— Este evento acadêmico trouxe a troca de experiências e articulação entre docentes e discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, contribuindo para uma formação acadêmica na perspectiva da indissociabilidade e interdisciplinaridade do ensino — comentou o coordenador do Curso em Xanxerê, professor Anderson Saccol Ferreira.

— O evento mostrou-se importante por congregar acadêmicos, professores, diplomados e profissionais, compartilhando conhecimentos em temas atuais e importantes, além de exemplos do cotidiano profissional, possibilitando que os acadêmicos escolham as suas áreas de interesse — destacou o coordenador do Curso em Videira, professor Jeferson Suckow.

— O Seminário foi extremamente importante aos nossos acadêmicos que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento compartilhado de forma remota pelos quatro campi que possuem na graduação o curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como conhecer experiências profissionais e produtos inovadores — pontuou a coordenadora do Curso em Chapecó, professora Marcia Regina Sartori Damo.

— Acredito que a pandemia nos permitiu pensar em soluções diferenciadas para o ensino e aprendizagem, e o seminário integrado representou muito do que a Universidade buscou proporcionar aos alunos nesse momento. Conseguimos realizar a integração dos nossos professores dos quatro campi com os acadêmicos, egressos e com a comunidade externa, de forma participativa e segura para todos — finalizou a coordenadora do curso em São Miguel do Oeste, professora Leandra Daiprai.

Todo o evento foi transmitido de forma on-line e gratuita pela plataforma da Unoesc, possibilitando, aos estudantes e convidados, acesso remoto.