Notícias Joaçaba Aulas

Curso de Psicologia promove roda de Conversa sobre Desafios profissionais na área da Psicopatologia

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
11 de Setembro de 2019

Com o objetivo de integrar alunos e profissionais, foi realizada em 03 de setembro de 2019, a “Roda de Conversa: Desafios profissionais na área da Psicopatologia”. O evento foi desenvolvido como proposta interdisciplinar de aprendizagem, vinculada ao Componente Curricular Psicopatologia I. A dinâmica dos trabalhos foi conduzida pela professora Paola Antunes de Moraes, juntamente com os alunos da 4ª fase do Curso de Psicologia.

Profissionais gabaritados estiveram presentes: o psicólogo clínico, atuante no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Herval d‘Oeste Carlos André Lemos, a médica do trabalho, docente do Curso de Medicina, atuante na SMS de Herval d‘Oeste, Michele Aline Denbinski; a diplomada do curso, psicóloga da Comunidade Terapêutica São Francisco de Campos Novos, Bruna Monique Tormen Souza;  a psicóloga clínica, atuante no Hospital São Roque e Comunidade Terapêutica de Erval Velho e também diplomada da Unoesc, Cláudia Sell Antunes Coelho; o médico psiquiatra do CAPS Vida Ativa de Herval d’Oeste João Felipe Molossi, além da enfermeira Paula Marion Fagundes de Lima, da assistente social Edna Maria Mendes e da recepcionista Delma da Silva que também atuam no CAPS Vida Ativa.

Dentre os assuntos elencados, os convidados compartilharam com o grupo experiências profissionais, os diversos desafios que permeiam a atuação profissional em psicopatologia, as estratégias de intervenção e manejo utilizadas e a relevância do trabalho em rede intersetorial. Os alunos se mostraram ativos na organização da proposta, direcionando perguntas e apontamentos acerca dos temas debatidos.

Como resultados gerais obtidos por meio da atividade, a professora Paola constatou que a prática proporcionou aos presentes reflexão ampliada, instigando os acadêmicos quanto a desenvoltura de habilidades de investigação/avaliação, intervenção, relacionamento interpessoal interdisciplinar, relação terapêutica e busca por aprendizagem continuada.

Para a coordenadora do curso, professora Scheila Beatriz Sehnem, esta aproximação entre diplomados e acadêmicos é de grande valia, uma vez que essa interação acaba motivando positivamente os acadêmicos, favorecendo a compreensão da teoria ã prática, bem como, salientando a necessidade de o profissional da psicologia atuar de forma interdisciplinar.

*Texto: curso de Psicologia