Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Curso de Psicologia promove a mesa-redonda Feminismos Plurais em homenagem às mulheres

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
13 de Março de 2020

O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou, recentemente, a mesa-redonda "Feminismos Plurais", em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Segundo a coordenadora, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), que está sempre atuando em pautas importantes.

— O evento reuniu mulheres bastantes plurais, que trouxeram assuntos importantes para serem debatidos e marcaram o dia com suas pontuações e questionamentos. Para a Psicologia é um marco, pois o assunto está sempre em pauta. Precisamos falar sobre esse assunto sempre, para que possamos dar vozes às mulheres — destaca a professora.

Durante a mesa-redonda, foram debatidos os seguintes temas: a história do feminismo e como ele foi construído; sexualidade, movimentos sociais, Pastoral da Juventude Rural - Via Campesina; feminicídio, violência doméstica, empoderamento da mulher, entre outros.

Participaram da mesa-redonda: as psicólogas, Eloisa Bido, Gabriela Gazzito; a pós-graduada em Gestão Escolar, Isete Carmen Lourenço; a integrante de movimentos sociais, Mayara Delvalle; a integrante da Associação Afrodescendente de São Miguel do Oeste (Afrodesmo), Talita da Silva Santiago e a representante da Pastoral da Juventude Rural - Via Campesina, Jociani Pinheiro Hammes.

A acadêmica Débora Rosa destaca que o debate apresentou uma visão ampla do que é ser mulher na atualidade.

— Nossa proposta foi, justamente, trazer para a mesa-redonda mulheres inseridas em diversos contextos da sociedade para compartilharem suas experiências e lutas. Para mim, como futura profissional, o ponto principal foi voltar esse olhar para essas mulheres, conhecer e reconhecer suas lutas. É de extrema importância para a Psicologia se inserir nesses espaços e trazer para a Universidade uma reflexão, que seja plural e acessível a todos — conclui a acadêmica.