Notícias Pinhalzinho São Miguel do Oeste Graduação

Curso de Psicologia promove a live “Setembro Amarelo na Universidade e na Escola”

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
13 de Outubro de 2021

Os cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho promoveram, no final do mês de setembro, a live "Setembro Amarelo na Universidade e na Escola: promoção de saúde mental no âmbito acadêmico". Segundo a coordenadora do curso de São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, durante a live, foram abordados sobre escuta, acolhimento, diálogo, vínculo, atitudes e comportamentos para auxiliar na escuta das pessoas, que se encontram diante de sofrimento e dor.

A professora acrescenta que é importante falar sobre o assunto para ter informações construtivas e esclarecedoras.

— A live foi excelente. Tivemos diversos retornos positivos do evento, que foi brilhantemente mediado pela acadêmica Tainá Sotilli. As trocas de experiências com a professora Verena Hoch —  que possui 30 anos de experiência na área clínica e pesquisas na área —  e  com a professora Chancarlyne Vivian —  que tem sete anos de experiência na área clínica —  trouxerem contribuições de uma forma tão leve e tranquila para um tema que mobiliza a sociedade. Esse é um assunto que precisa ser trazido com ética, cuidado e responsabilidade — afirma a professora Lisandra Antunes de Oliveira.

O coordenador do  curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, professor Álvaro Mahl, destaca a importância da live.

— Foi um espaço importante, que promoveu o debate sobre a saúde mental; abriu espaço para o diálogo e para a escuta que é fundamental nesse processo, pois a pessoa que está passando por um sofrimento profundo precisa saber que tem apoio — ressalta o professor.

Para a acadêmica que mediou a roda de conversa on-line, Tainá Sotilli, é importante promover eventos como esse para dialogar sobre o assunto de forma natural e transformadora, incentivando as pessoas em sofrimento psicológico a buscar ajuda profissional.

— O público universitário e escolar, atualmente, encontra-se com comprometimentos na saúde mental. Por isso, a oportunidade de mediar a conversa das três profissionais da Psicologia, que são grandes referências na área, foi de extrema importância e reforço a criação de mais espaços de fala e escuta como esse — conclui a acadêmica.