Notícias Xanxerê Pesquisa

Curso de Medicina Veterinária realiza pesquisa e capacitação sobre mastite bovina

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
23 de Novembro de 2021

A partir de um projeto de pesquisa realizado em parceria entre a Unoesc Xanxerê, a Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa) e a MSD Saúde Animal, o curso de Medicina Veterinária e o Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal, realizaram, no mês de outubro, o workshop “Estratégias para controle e prevenção da mastite bovina”.

O evento teve como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa e realizar um treinamento técnico em controle e prevenção da mastite em bovinos para as equipes da Cooperalfa e da MSD, além dos acadêmicos envolvidos no projeto. Contou com a participação do professor Doutor José Carlos de Figueiredo Pantoja, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Unesp/Botucatu, que é referência no tema, atuando no Brasil e exterior como pesquisador, consultor e instrutor na área de qualidade do leite e controle da mastite bovina.

Para realização da pesquisa, a Cooperalfa, através de sua equipe técnica, realizou a seleção de propriedades nas quais foi aplicado um questionário para avaliação de fatores de risco. A partir destas propriedades foram coletas aproximadamente 1800 amostras de leite para avaliação da prevalência de agentes causadores de mastite na região onde realizou-se o projeto.

Sobre a mastite bovina

A mastite é uma das principais enfermidades que acomete os rebanhos bovinos, gerando prejuízos econômicos aos produtores, bem como à indústria, devido à redução na produção de leite, redução na qualidade da matéria prima, além dos gastos com medicamentos e descarte precoce de animais. Esta enfermidade possui caráter multifatorial e, portanto, o conhecimento de seus fatores determinantes em regiões leiteiras é necessário para o controle e prevenção em rebanhos bovinos. Vários fatores estão relacionados à incidência e prevalência de mastite nos rebanhos leiteiros, dentre eles, práticas de criação e ordenha, qualidade da água, presença de moscas, dieta, saúde dos animais e características de produção.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, professora Silvana Giacomini Collet, a realização de projetos em parceria com entidades/empresas externas é de suma importância para a interação dos acadêmicos de graduação com a pesquisa e extensão, possibilitando a geração de conhecimento, e consequente, o compartilhamento deste com a comunidade, em busca de melhorias regionais no setor agropecuário.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.