Notícias São Miguel do Oeste Inserção Social

Curso de Farmácia da Unoesc recolhe mais de 800 caixas de medicamentos vencidos

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
10 de Junho de 2022

Os acadêmicos da primeira fase do curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste recolheram, recentemente, 875 caixas de medicamentos vencidos. Foram recolhidos 280 tipos diferentes, sendo que a maioria era analgésicos e/ou antitérmicos. Os acadêmicos recolheram os medicamentos em suas casas, na casa de familiares e amigos.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ambientação em Ciências Farmacêuticas. Segundo o coordenador, doutor Everton Boff, a atividade inteirou os acadêmicos ingressantes sobre suas responsabilidades e como elas refletem no bem-estar e na segurança da comunidade.  

Everton alerta que armazenar medicamentos em casa, principalmente com o prazo de validade expirado, pode trazer sérios riscos e até mesmo consequências irreversíveis.

— Os riscos estão no uso de um princípio ativo de eficácia duvidosa, pois não há mais garantias de ações farmacológicas devido ao seu vencimento. Além disso, o uso não orientado pode levar a uma administração farmacológica errada e com sérias consequências para o usuário. Muitas pessoas também fazem o descarte de maneira totalmente incorreta, prejudicando o meio ambiente — conclui o coordenador.

Para a acadêmica Amanda Engelmann, a atividade foi uma oportunidade para orientar a comunidade sobre a importância de fazer o descarte correto dos medicamentos vencidos, evitando riscos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.