Notícias Joaçaba Graduação

Por: Mayelle Hall
imprensa@unoesc.edu.br
21 de Junho de 2022

O curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba realizou o projeto “Solo na Escola” com alunos da Escola de Educação Básica Deputado Nelson Pedrini. A iniciativa foi desenvolvida no dia 7 de junho, com trabalhos práticos.

Orientados pelo professor Fabiano Nienov, os acadêmicos Adriano Galvão, Gustavo Sfredo Traiano, Mariana Ponsoni e Samanta Baratieri compartilharam conhecimentos com 90 estudantes das Altas Habilidades e Superdotação e do 1º ano do Ensino Médio. As atividades envolveram ensino, pesquisa e extensão.

Destaque para a apresentação e classificação dos tipos de solo, como areia, silte e argila, com testes táteis, de plasticidade, resistência e dispersão em água. Para as análises na escola, os acadêmicos prepararam as amostras e realizaram treinamento no Laboratório de Materiais, Solos e Asfalto do curso.

Além de incentivar os estudantes de Graduação em Engenharia Civil, o projeto visa colaborar com o ensino nas escolas e conscientizar para a necessidade de avaliação e conhecimento das áreas de risco de instabilidade, evitando desastres como deslizamentos e desmoronamentos de taludes e encostas.