Notícias Joaçaba Graduação

Curso de Enfermagem promove atividades práticas sobre Procedimentos Operacionais Padrão

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
21 de Julho de 2021

Neste semestre, os acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Unoesc Joaçaba, juntamente com os professores e Enfermeiros da Prática, através do estágio supervisionado puderam desenvolver atividades dentro das instituições afim de colocar em prática a teoria estudada durante as aulas. Como mecanismo os alunos desenvolveram Procedimentos Operacionais Padrão (POP) relacionado ao cuidado com lesões de pele mais especificamente as dermatites associadas as incontinências urinárias e fecais (DAI).

Conforme explica a professora Simone Triquez, que esteve acompanhando as atividades, as DAI são lesões que acometem pacientes na grande maioria das vezes acamado e com alguns dos fatores associados ou urinário ou fecal, esses por sua vez causam alterações no pH natural da pele elevando a taxa de aparecimento dessas lesões que comumente tem aspecto avermelhado com ou sem exsudação.

— Essa atividade proporcionou interação com a equipe do setor, local onde foi desenvolvido essa intervenção, além disso puderam usar como método a prática baseada em evidência, logo, os POPs tem o objetivo de auxiliar nas condutas de forma que a sua abordagem se torne coerente e eficaz no tratamento dessas lesões — relatou Simone.