Notícias Joaçaba Graduação

Curso de Enfermagem e Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba implementam Ambulatório de Feridas

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
21 de Dezembro de 2021

Na última quinta-feira, 16, aconteceu o encontro para a apresentação dos dados de atendimentos que foram realizados no ambulatório de feridas durante o período de setembro a dezembro de 2021. Estiveram presente a Coordenadora Prof. Enf. Márcia T. Restelatto, a Diretora de Saúde de Joaçaba Karla V. Simas, o Secretário Municipal de Saúde, Valmor Reisdorfer, a gerente pedagógica do HUST Profª Patricia Zilio Tomasi, as Enfermeiras do curso de Enfermagem e a Preceptora do Ambulatório de Feridas Enf. Simone L. Triques e demais professores do corpo docente do curso de Enfermagem e acadêmicos do 8° ano que participam das atividades de atendimento do ambulatório de feridas.

A Monitoria da Comissão de Pele do Curso de Enfermagem da Unoesc em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, iniciou os atendimentos aos usuários da rede pública de saúde no Ambulatório Médico Universitário - AMU.

Há muito tempo o projeto de implantação do ambulatório de feridas vem sendo idealizado, e a Unoesc através do curso de Enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou essa oportunidade.

O ambulatório atende pacientes portadores de lesão agudas e crônicas com etiologia variada. Os pacientes são encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para atendimento especializado, estes são atendidos no Ambulatório de Feridas.

— O paciente sai do ambulatório de feridas com um plano de cuidados e orientações para o tratamento da lesão, o mesmo plano é repassado a enfermeira da Unidade de Saúde responsável pelo atendimento ao usuário para que haja o seguimento do tratamento proposto — relata a enfermeira e preceptora do ambulatório de feridas Simone L. Triques.

Desde que foi inaugurado, em setembro, o ambulatório de feridas já registrou 68 atendimentos e proporcionou aos pacientes um cuidado humanizado, individualizado e integralizado com os demais multiprofissionais

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, professora Marica T. Restelatto, agradeceu a direção, gerencia de Enfermagem, a comissão de pele e gerência pedagógica do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) por proporcionar momentos de atuação da monitoria e aprendizado.

— É uma grande satisfação poder contribuir para a melhora na qualidade de vida dos pacientes que procuram o atendimento no ambulatório de feridas. E isso só é possível através dessa parceria — destaca a Márcia T. Restelatto, coordenadora do curso de enfermagem da Unoesc Campus de Joaçaba.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.