Notícias Chapecó Joaçaba Doutorado

Curso de Doutorado Acadêmico em Administração da Unoesc realizará primeira defesa final

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
14 de Outubro de 2020

No dia 27 de outubro acontecerá às 9 horas, via tecnologia remota, a primeira defesa final do curso de Doutorado Acadêmico em Administração da Unoesc, primeiro no Oeste Catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. A tese, que será defendida pelo doutorando Sérgio Begnini, orientado pelo professor doutor Carlos Eduardo Carvalho, aborda as práticas de sustentabilidade, a capacidade absortiva e o nível de participação da empresa no cluster, considerando micro, pequenas e médias empresas, ancorada na visão baseada em recursos.

De acordo com Begnini, o estudo centrou-se na tese de que capacidade absortiva influencia direta e positivamente a adoção de práticas de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e que a relação é moderada pelo nível de participação no cluster. Assim, as empresas que possuem alto nível de participação no cluster apresentam relação mais forte entre capacidade absortiva e práticas de sustentabilidade em comparação às empresas com baixo nível de participação no cluster.

Ainda, conforme o doutorando, ao ingressar no doutorado foi apresentado um projeto, abordando outro tema, entretanto, as leituras e discussões realizadas em cada disciplina abriram novos caminhos de pesquisa, culminando no estudo elaborado. Um ponto principal da escolha deste tema reside na questão de voltar atenção para a atuação das empresas de pequeno e médio porte que são inúmeras e representam considerável importância para as várias regiões do estado de Santa Catarina. Outra questão é a importância de estudar as práticas de sustentabilidade e a sua geração, a partir da capacidade da empresa de adquirir, assimilar, transformar e usar as novas informações externas. Uma terceira questão a destacar é a participação no cluster, pois as empresas, podem trocar conhecimentos, informações, tecnologias e recursos.

— Finalizar o doutorado é uma conquista, mais que isso, é estabelecimento de relações e parcerias com colegas, professores, empreendedores e pesquisadores. Cursar o doutorado exigem dedicação e em certos períodos uma dedicação exclusiva. Mas ao olhar para o caminho trilhado e observar os frutos colhidos, percebo que estes são absolutamente maiores e recompensadores. Assim como uma pequena empresa não tem acesso a certos recursos e conhecimentos se atuar isoladamente, o doutorando (ou mestrando) não terá sucesso se pensar em estudar e construir seu trabalho sozinho. É preciso estabelecer relacionamentos e firmar parcerias — reitera Begnini.

Para a coordenadora do curso, Professora Doutora Ieda Margarete Oro, essa defesa final de tese, representa todo o esforço e sinergia para a consolidação de um projeto de Stricto Sensu empreendido por dirigentes, professores e doutorandos para formar pesquisadores de alto nível e contribuir para o avanço da ciência.  Para a região do Oeste de Santa Catarina, representa preencher uma lacuna de grau acadêmico na área de administração que estava descoberto.

— A Unoesc, por meio do Doutorado Acadêmico em Administração, está cumprindo a sua missão de promover a formação humana e profissional, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com sustentabilidade — destacou a coordenadora.

O Doutorado em Administração é um grau de Pós-graduação Stricto Sensu que visa a aproximação dos profissionais da área de gestão com a pesquisa e a área acadêmica tendo como campos de pesquisa estudos teóricos e empíricos delimitados pelo recorte específico de suas linhas de pesquisa. Com isso pretende investigar problemáticas relacionadas à competitividade, sustentabilidade e empreendedorismo, gerando conhecimento de alto nível, capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável dos indivíduos, das organizações e dos territórios, bem como para o avanço do conhecimento da Área. O curso de Doutorado em Administração foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC em novembro de 2016 e iniciou a primeira turma em 06 de abril de 2017.

O Doutorado em Administração está com processo seletivo aberto até dia 27/11/2020 e poderão se inscrever portadores de diploma ou certidão de conclusão do curso de mestrado, emitido por instituições brasileiras ou por instituições estrangeiras, reconhecidas no Brasil nas diversas áreas do conhecimento.

Acompanhe a defesa final:

Título: O Papel do Nível de Participação no Cluster na Relação entre Capacidade Absortiva e Práticas de Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental, no contexto de micro, pequenas e médias empresas.

Doutorando (a): Sérgio Begnini

Data: 27/10/2020

Horário: 9h

Local: Online (via Collaborate)

Link: https://us.bbcollab.com/guest/6a43b6a0b5464991b502603d0dd44749

  

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Carlos Eduardo Carvalho – Orientador (UNOESC)

Prof. Dr. Eduardo Kunzel Teixeira – Examinador (UNOESC)

Prof. Dr. Silvio Santos Junior – Examinador (UNOESC)

Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto – Examinador (UNIVALI)

Prof. Dr. Valmir Emil Hoffmann – Examinador (UFSC)

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.