Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
25 de Abril de 2022

O curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste e a JCI realizaram, recentemente, o Debate Universitário no Centro Cultural da Universidade. Segundo o coordenador do curso, professor Peterson Schaedler, o Debate Universitário desenvolve diversas habilidades, tais como: senso de trabalho em equipe; oratória; argumentação e poder de convencimento.

— O profissional da área do Direito precisa dessas habilidades em suas atividades profissionais, como por exemplo, em audiências e no Tribunal do Júri. Outro ponto positivo, foi a integração entre colegas e as turmas — avalia o coordenador.

Durante a 1ª fase, foram debatidos os seguintes temas: "Redes sociais: exposição de privacidade se torna dependência emocional"; "Infodemia: excesso de informações digitais gera emburrecimento"; "Licitude de jogos de azar no Brasil como fonte de arrecadação para o País" e "Liberdade de expressão não deve ter limites impostos pelo Estado". Na semifinal, as equipes debateram sobre "Concessões e privatizações são o caminho para serviços de qualidade" e  "Necropolítica: quem não tem valor precisa ser descartado".  O tema da final foi "O fundo eleitoral é necessário para a democracia".

Participaram do debate acadêmicos da primeira até a sétima fase. Cada turma elegeu três representantes. O sorteio dos temas foi feito com antecedência. Porém, o sorteio do argumento contrário ou favorável foi realizado apenas na noite do evento.  Assim, as oito equipes precisaram estudar posicionamentos favoráveis e contrários.

A equipe da 7ª fase C foi a vencedora do Debate Universitário. O acadêmico Taisson Togni diz que a equipe pesquisou, discutiu e preparou os argumentos.

— O debate proporcionou experiências como falar em público, capacidade de argumentação e controle emocional. Tudo isso é extremamente importante para a nossa formação profissional que, além de conhecimento, exige uma boa comunicação e argumentação — destaca Taisson.

A coordenadora do projeto, Sandra Caron, diz que a JCI recebeu vários feedbacks positivos dos acadêmicos do curso de Direito e que os objetivos foram alcançados.

— A parceria da Unoesc e da JCI é de suma importância para a realização do debate. O objetivo da JCI é desenvolver pessoas melhores para a nossa comunidade e o debate estimula a oratória e o senso crítico sobre diversos temas — conclui Sandra.