Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
04 de Dezembro de 2018

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou conceito quatro, numa escala de um a cinco, na avaliação do MEC. O conceito indica um perfil muito bom de qualidade.

— O conceito quatro mostra que o curso de Arquitetura e Urbanismo cumpre seu papel social e contribui para a melhoria da qualidade de vida do Oeste e do Extremo-oeste catarinense — avalia a diretora de Graduação, professora Marilene Stertz.

Os destaques da avaliação foram: experiência de magistério superior do corpo docente; experiência profissional do corpo docente; atuação do coordenador e regime de trabalho; produção científica, cultural, artística e tecnológica do curso; bibliografia básica, complementar e periódicos especializados; infraestrutura: laboratórios didáticos especializados.

Segundo a coordenadora, professora Leandra Daiprai, os acadêmicos desenvolvem atividades práticas nos laboratórios de Maquetaria, Luminotécnica e Conforto Ambiental, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), Materiais e Técnicas Construtivas, Instalações Elétricas, Impressora 3, entre outros.  Os acadêmicos também desenvolvem atividades práticas nos estágios.

— Os estágios possibilitam que os estudantes se insiram no mercado de trabalho antes de concluir a graduação. Além disso, permitem que os acadêmicos levem questões reais para a sala de aula, o que complementa e enriquece o processo de ensino-aprendizagem — destaca a professora.

Durante a graduação, os estudantes também desenvolvem atividades em prol da comunidade. Já foram desenvolvidos projetos de paisagismo para escolas da região e para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, ideias de projetos para pontos de ônibus e outras sugestões para o planejamento do município. Atualmente, os estudantes estão desenvolvendo, em parceria com a Polícia Militar, cartilhas de orientação para o programa "Arquitetura contra o Crime".

Para a acadêmica Maikyele Schwaab, o conceito quatro é importante para o currículo profissional e para a inserção no mercado de trabalho.

Conceito 4 no Enade

Neste ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo também conquistou conceito quatro, em uma escala de um a cinco, no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). O curso é o único com conceito quatro na região Oeste e está entre os sete melhores do Estado de Santa Catarina.