Notícias Campos Novos Joaçaba Sustentabilidade

Curiosidades e dicas de economia são apresentadas em palestras sobre eficiência energética

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
16 de Agosto de 2019

Você sabia que o grande vilão de consumo de energia elétrica em uma residência é o chuveiro? E, que manter o aparelho de ar-condicionado na temperatura de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20°C e 23°C, ajuda a economizar energia elétrica? Essas e outras dicas foram repassadas durante o ciclo de palestras realizadas na Unoesc Joaçaba, no AMU e também na Unoesc Campos Novos, por meio de uma parceria com a Celesc e que teve como objetivos,estimular e consolidar as práticas de eficiência energética e esclarecer os propósitos do “Programa de Eficiência Energética (PEE)", do qual a Universidade participa.

A Unoesc Joaçaba participa do Programa de Eficiência Energética Aneel/Celesc alinhada com o propósito de promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, combater o desperdício e preservar o meio ambiente. O projeto abrange a substituição de mais de 4300 lâmpadas com a tecnologia LED, bem como a instalação de um sistema de geração de energia Fotovoltaico no Campus 1. A economia alcançada representa o consumo de cerca de um mês de energia elétrica na Unoesc Joaçaba.

A abertura oficial do ciclo de palestras aconteceu na tarde de terça-feira, 13, no Auditório jurídico do campus 1 da Unoesc Joaçaba, com a presença de acadêmicos, colaboradores, professores e dirigentes da universidade. Ministrando as palestras esteve o Engenheiro Eletricista Ricardo Willy Ströher, da empresa P3 Engenharia. Em sua fala ele além de comentar sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE), também explicou, entre vários assuntos ligados ao tema, sobre: de onde vem a energia elétrica, os principais consumidores dessa energia nas residências, a fatura de energia, mudança de hábitos e dicas para economizar energia elétrica.

— Há uma necessidade muito grande em conscientizarmos as pessoas para o uso racional da energia elétrica. Não falamos em racionar o uso, uma vez que a energia elétrica foi criada para nos proporcionar qualidade de vida, e sim usá-la de forma racional e inteligente. Esse trabalho, por meio desse ciclo de palestras é uma continuidade do projeto da Celesc, pois, não adianta trocarmos máquinas ou equipamentos se as pessoas que utilizam não os usarem de forma consciente — comentou Engenheiro Eletricista Ricardo Willy Ströher.

Unoesc e a sustentabilidade

Comprometida com preservação do meio ambiente, a Unoesc desenvolve ações em prol da Sustentabilidade. Em 2003 foram instaladas cisternas para reutilização da água da chuva. Já em 2009, foi iniciada a substituição dos aparelhos de ar-condicionado das salas de aula, por modelos mais eficientes e menor gasto energético. Em 2013, foi construída a sede da Unoesc Campos Novos, cuja edificação, foi adequada para o armazenamento da água das chuvas, instalação de iluminação em LED e espaços com aproveitamento da luz natural além de pavimentação ecológica e geração de energia própria por meio de placas solares e gerador eólico. Em 2016, o programa de sustentabilidade, que vinha sendo trabalhado na instituição, transformou-se na Campanha “Pense Bem” com ações de conscientização junto aos colaboradores, alunos e comunidade em geral sobre o uso consciente dos recursos. Por último, em 2018, foi oficializada a participação da Unoesc no Programa de eficiência Energética da Celesc cujas ações estão sendo implantadas ao longo deste ano de 2019.

— A participação no programa da Celesc reforça nossas ações, possibilitando que possamos alcançar muito mais resultados, tanto com relação a economia como principalmente, quanto à sustentabilidade e preservação do meio ambiente — finalizou a Gerente Administrativa da Unoesc Joaçaba, Roseli Rocha Moterle.