Notícias São José do Cedro São Miguel do Oeste Extensão

Por: Silvana Ruschel
imprensa.smo@unoesc.edu.br
23 de Novembro de 2022

Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti), de São Miguel e São José do Cedro, realizaram uma viagem de estudos a Treze Tílias, no meio Oeste catarinense, cidade conhecida pela forte influência austríaca, oriunda da região do Tirol, na Áustria. A viagem faz parte da disciplina de Turismo e, durante dois dias, contemplou a visitação aos principais pontos turísticos da cidade, como: Fábrica de Chocolate, artesanato em madeira e com ceras, museu, igreja e praça, Vinícola Kanz, parque Lindendorf minicidade, além da recepção no Hotel Treze Tílias Park Hotel com Bierwagen, apresentação artística austríaca e baile.

De acordo com uma das coordenadoras da Uniti, professora Leandra Daiprai, a escolha do roteiro levou em conta a diversidade da cultura local.

— A colonização de Treze Tílias é um pouco diferente da que tivemos na nossa região, permitindo que o grupo conheça uma cultura nova, conhecendo a história, pratos e danças típicas austríacas — destaca Leandra.

A coordenadora da Uniti, professora Elis Zanin, reforça que o objetivo desta atividade foi proporcionar o contato com aspectos culturais no nosso País, buscando compreender a colonização e a influência na formação da cultura local.

— O intuito é promover atividades de integração do grupo, novas experiências, momentos de interação e compartilhamento de histórias — salienta Elis.

Ainda, de acordo com a Professora Claudia Klein, coordenadora da Uniti em São José do Cedro, o roteiro foi definido em conjunto com os alunos que tinham curiosidade em conhecer a arquitetura e gastronomia austríaca.

— Para muitos alunos essas viagens são um momento ímpar de fazer amigos, conhecer lugares e viver experiências únicas na "melhor idade" — complementa Claudia.

A aluna da Uniti, Inês Teocchi, disse que a viagem será inesquecível.

— Foi uma viagem de cultura, alegrias, boa gastronomia, não esquecendo a visita à minicidade, fábrica de chocolate, cantina e fábrica de Chopp, casa do artesão, casa da vela e vidros, bailinho, teatro, contando a história dos Austríacos Tiroleses. Companhia nota 10. Resumindo: viagem inesquecível — relembra Inês.

O casal de alunos, Eclair e Nilo Sturmer, destacou que o momento proporcionou maior interação e entrosamento entre colegas.

— Já na saída notamos a felicidade de toda turma e, em especial, das “Profes” coordenadoras do grupo e fazendo parte da “tripulação”, exteriorizando simpatia durante o percurso. Em nossa chegada ao destino fomos recebidos pelos colaboradores do Hotel com presteza e simpatia o que nos animou. Após o banho, começamos a ouvir uma música, dando sinal de início do baile. E lá fomos nós! Após o jantar, fomos gentilmente convidados a assistir uma linda apresentação de danças típicas Tirolesas, com explanação do significado relacionado a cada apresentação. No dia seguinte, participamos de uma trilha na mata e uma roda de conversas em torno do ambiente. Logo após fomos ao parque Lindendorf minicidade e à tarde visitamos lindos pontos turísticos e diversos comércios, sempre acompanhados por guias simpáticos e alegres. Agradecemos a Uniti e, em especial, aos organizadores, colegas e amigos. Estamos felizes por participar — finalizam os alunos.