Notícias Chapecó Sustentabilidade

Concluído Programa Integrado de Aprendizagem da 6ª fase de Administração da Unoesc Chapecó

Por: Fabiane De Carli Tedesco
fabiane.tedesco@unoesc.edu.br
21 de Dezembro de 2018

Entre os dias 19 e 23 de novembro de 2018 ocorreram as apresentações dos resultados dos projetos de intervenção organizacional desenvolvidos pelos alunos da sexta fase do curso de Administração da Unoesc Chapecó, com a presença dos professores desta fase e de representantes das empresas Cristalflex, Fibratec e Massoca.

As apresentações envolveram a descrição da situação atual, análise crítica e planejamento de soluções de diversos processos das áreas de Recursos Humanos, Marketing, Materiais e Logística e Produção, com interação aberta entre alunos, representantes das empresas e professores, para garantir a máxima aprendizagem por meio de feedback e análises.

Concluídas as apresentações, os grupos realizaram os ajustes indicados no relatório em arquivo Word, que ainda passou pela revisão do professor articulador do Programa Integrado de Aprendizagem, Dr. Nelson S. Machado.

Entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2019, o prof. Machado visitou cada empresa para realizar a entrega do relatório e agradecer a parceria das empresas neste importante empreendimento integrativo e formativo dos alunos envolvidos.

A Cristalflex produz um extenso portfólio de colchões, a Fibratec oferece soluções para reservatórios de água e tratamento de esgotos e a Massoca atua no ramo de alimentos, produzindo sorvetes e picolés. Todas empresas em desenvolvimento e reconhecidas nas suas respectivas áreas de atuação.

— Enquanto os alunos aprendem, a universidade cumpre a tão desejada multidisciplinariedade, integrando o ensino com a pesquisa e a extensão. E as empresas parceiras interagem com alunos e professores e refletem sobre suas práticas, que conduzem a melhorias em processos, inclusive pela potencial viabilidade de solução apontada no trabalho — afirma professor Machado.

* Texto com colaboração de Nelson Santos Machado