Notícias Xanxerê Graduação

Comunicação e Pedagogia é tema de palestra na Unoesc Xanxerê

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
15 de Setembro de 2020

Seja na vida pessoal ou profissional, o tempo todo a sociedade utiliza os elementos que compõe a comunicação para enviar ou receber mensagens. Parece simples, mas não é. Como envolve pessoas, e o ser humano é complexo, o ato de comunicar acaba sofrendo interferências. Foi nesse contexto que a jornalista e mestre em educação, Juliana Giongo, ministrou uma palestra aos acadêmicos da 4ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê e para acadêmicos de Pedagogia da Funoesc/Facisa Xaxim.

Realizada nesta segunda-feira (14), a atividade teve como objetivo qualificar um dos instrumentos de trabalho fundamentais dos futuros pedagogos: a comunicação entre professor e alunos. Foi organizada no componente curricular de Alfabetização e Letramento II, ministrado pela professora Neli Aparecida Gai Pereira.

A acadêmica Ivanir Benjamin Antonio ressalta a importância de o pedagogo saber se comunicar e como utilizar a comunicação de forma correta e positiva. 

 — Iniciamos a semana com uma aula muito especial sobre comunicação. Além de todo o conhecimento científico aprendemos que a para uma comunicação eficiente é necessário ousadia, humildade e afeto. Foi uma aula de muitos aprendizados que irei colocar em prática em todas as áreas da minha vida — relatou Ivanir.

Para a acadêmica Fabiana Carla Piana, o tema abordado é de suma importância para a formação dos docentes, de como o corpo se expressa sobre o que está acontecendo em cada momento. Se o aluno está concentrado na aula, interagindo com os colegas e professores.

— De modo geral, as pessoas têm mais medo de falhar em público de que se expor. Estamos aqui para aprender e tenho plena certeza que aprendemos muito quando ocorrem erros em nossos atos. Devemos estar sempre em busca de aperfeiçoamento, o mundo está em constante transformação. Foi muito gratificante participar desta palestra, muito conhecimento e trocas de informações — destacou Fabiana.

Para a professora da turma de Pedagogia da Funoesc/Facisa Xaxim, Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, o mérito da palestrante foi aplicar em sua própria fala as técnicas de expressão oral por ela apresentadas, com doses de afeto e de alegria.

— De forma envolvente, entusiasmada, competente e profissional, a jornalista e comunicadora, Juliana, falou, aos futuros pedagogos, como tocar o coração dos alunos com a linguagem do coração: foi uma aula singular. Parabéns e gratidão à Juliana, por partilhar seu conhecimento e experiência de mais de vinte anos no uso da voz — pontuou a professora Rossaly.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.