Notícias Campos Novos Geral

Com o apoio da Copercampos e Governos, Unoesc planeja criação de laboratório de reprodução bovina

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
27 de Abril de 2021

A Unoesc Campos Novos, com o apoio da Copercampos, da Prefeitura Municipal de Campos Novos, da Secretaria da Agricultura do Estado, do Sindicato Rural de Campos Novos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), planeja construir um Laboratório de Reprodução Bovina em Campos Novos. A intenção é atuar na melhoria genética do rebanho e atender produtores rurais de todo o estado.

O laboratório de reprodução contará com estrutura de ponta, com tecnologias de última geração, poderá auxiliar e atender os produtores da região, com serviço especializado, melhoria do rebanho e aumento de rentabilidade. Além disso, a ausência de um laboratório similar nas proximidades torna o projeto uma ótima e sustentável estrutura.

Com o laboratório em funcionamento, será possível a produção de mais 100 embriões por semana, além de pesquisas para o desenvolvimento de biotécnicas especializadas aos produtores da região. A utilização da FIV, TE e a sexagem dos embriões permite maximização da seleção genética nos rebanhos, com utilização de maiores valores de intensidade de seleção. Isso representa utilizar, de fato, os animais superiores como país das próximas gerações. Também, ficará disponível aos produtores a orientação na seleção e acasalamento, evitando assim aumento nos índices de endogamia e permitindo a melhoria genética direcionada aos aspectos a serem corrigidos em cada situação.

Conforme explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Fábio José Gomes, a reprodução é um ponto muito importante na atividade produtiva, tanto para os produtores rurais como para profissionais da área e empresas que comercializam os produtos de origem animal, como leite e carne.

— A qualidade dos animais influencia a eficiência produtiva e a rentabilidade da propriedade, pois animais mais produtivos e que possam gerar menores custos, tornam a atividade mais lucrativa para o produtor —explica o professor.

O coordenador do curso, destaca ainda, que há a previsão de aporte financeiro do governo estadual e municipal, que totalizará R$ 350 mil reais, e que ainda incluirá participação da Copercampos e da Unoesc.  A Copercampos já disponibilizou de imediato um montante no valor de R$ 150 mil reais. O projeto para construção do Laboratório está em fase final de tratativas, na segunda-feira, 19, o Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, participou de uma reunião com lideranças do município e do Estado para avaliar o projeto e os recursos necessários.

— Ficamos felizes com o apoio e parceria das entidades, agradecemos ao presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca pela contribuição expressiva para a construção deste projeto, ao presidente do Sindicato Rural de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris, ao ex-prefeito de Campos Novos, Athos de Almeida Lopes e foi grande incentivador, ao presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso, ao secretário da  Agricultura do Estado, deputado Altair Silva, e ao prefeito de Campos Novos, Alexandre Zancanaro pelo complemento restante dos valores para a realização deste importante empreendimento.  Parabenizo a Unoesc e todo seu corpo docente, em oferecer ao setor produtivo do Agronegócio do  Estado de Santa Catarina um projeto que vem ao encontro das nossas necessidades — enfatizou Cimadon.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.