Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Ciclo de Debates aborda sobre o texto e a construção de sentidos

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
09 de Outubro de 2019

O curso de Pedagogia da Unoesc realizou, recentemente, o 3º encontro do 4º Ciclo de Debates. O encontro teve como tema "O texto e a construção de sentidos: reflexões para o ensino". A palestrante foi a professora Loiri Maria Schmitt.

Segundo a professora Clair Fátima Zacchi, o tema do 3º encontro do 4º Ciclo de Debates é muito pertinente com a temática que se propõe o Ciclo: alfabetização e letramento, considerando a formação que o professor alfabetizador precisa ter.

— Atualmente, as concepções sobre a alfabetização e o letramento, a definição do que é estar alfabetizado, a compreensão sobre como se aprende a língua escrita e seus usos se vinculam ao texto como construção de sentido e exigem um professor que tenha clareza dessas questões. Nesse sentido, a professora Loiri abordou essas questões com muita propriedade, apontando o desafio de formar alfabetizadores capazes de dar conta do que as propostas de ensino têm mostrado sobre a linguagem, a língua e as operações que utilizamos em nossas práticas linguageiras —  destaca a professora.

O acadêmico Alexandre Carminatti salienta a importância de abordar o tema durante o Ciclo.

— Nós, futuros educadores, seremos leitores das produções textuais de nossos alunos. Seremos aqueles que os auxiliarão por meio de questionamentos, reflexões e discussões, fazendo com que eles encontrem a melhor maneira para se expressar por meio da escrita — avalia.

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.