Notícias Capacitação Docente

Capacitação prepara os professores da Unoesc para a volta às aulas

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
12 de Fevereiro de 2021

Entre os dias 1º e 04 de fevereiro, os professores da Unoesc participaram de uma capacitação on-line promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). A Atividade é comum a cada semestre, mas neste ano leva em consideração as adaptações por causa da pandemia do Coronavírus para a volta às aulas presenciais prevista para ocorrer no mês de março.

Na abertura da semana de capacitação, o Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, a Pró-reitora Acadêmica professora Lindamir Secchi Gadler e o Pró-reitor de Administração, professor Ricardo de Marco ressaltaram em suas falas a resiliência e dedicação que os professores da Unoesc tiveram ao longo de 2020 e falaram sobre os desafios para o ano letivo que iniciará e desejando que seja muito produtivo. A palestra de abertura foi “O Desafio de Ser Professor no Ensino Superior” ministrada pela prof Dra. Maria José de Sena da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE).

O cronograma de palestras durante a semana de capacitação contou com os temas: “Dificuldades de aprendizagem: como proceder no ensino remoto/híbrido”, “Novas ferramentas do Moodle: H5P”, “Aprendizagem humana: processo de construção”, “Ensino por aquisição de competências”, “Inovação e aprendizagem”, além de outros temas que irão contribuir com o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Unoesc, professora Elisabeth Hafner Facin destacou que a preparação dos professores da Unoesc quanto ao uso de novas tecnologias e novas metodologias de ensino ocorrem desde antes da pandemia, o que demonstra o quanto a Universidade está na vanguarda. Ela destaca ainda, que foram muitos investimentos em equipamentos e tecnologia por parte da Unoesc visando as aulas síncronas, mas principalmente para o retorno às aulas presenciais, complementa ainda que a capacitação agrega conhecimento aos professores, que por sua vez, estão preparados para oferecer uma formação de qualidade aos seus acadêmicos.