Notícias Joaçaba Aulas

Canal no YouTube auxilia professora a demonstrar atividades práticas para acadêmicos de Fisioterapia

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
25 de Março de 2020

O Decreto que suspendeu de aulas presenciais em decorrência da Pandemia do Coronavírus levou os professores da Unoesc a adaptarem suas aulas para que, de forma on-line, pudessem repassar os ensinamentos dos componentes curriculares que ministram. E, é para proporcionar mais entendimento sobre algumas das atividades práticas que a professora Mestre Patricia Heller está tendo como aliado um canal no YouTube.

A professora, que ministra aulas da 3ª a 8ª fase dos curso e supervisiona estágios curriculares em Atenção Primária à Saúde (APS), na 8ª, 9ª e 10ª fase, conta que o canal já existia porém, não havia postagens. Diante da necessidade das aulas online e de estar ministrando no momento um componente curricular onde havia atividades práticas com os aparelhos de eletrotermototerapia, fez alguns vídeos demonstrando a utilização.

As gravações dos conteúdos aconteceram antes que a Clínica Escola de Atendimento e Pesquisa em Fisioterapia (CEPAF) localizada no AMU fosse fechada, seguindo as normativas da própria instituição e posteriormente ao Decreto Estadual e estão sendo disponibilizadas seguindo o cronograma das aulas de eletrotermofototerapia.

Para disseminar a alternativa entre os estudantes, foram enviados convites nos grupos de WhatsApp convidando para que se inscrevessem e acompanhassem o canal. Os links também foram e serão disponibilizados para os alunos no portal de ensino.

— Isso possibilita que o aprendizado dos acadêmicos não seja comprometido e facilita a prática com os aparelhos, quando as aulas presenciais retornarem. A grande maioria dos acadêmicos já se inscreveu no meu canal e alguns também enviaram elogios pelos grupos de WhatsApp, aprovando a iniciativa —  comentou a professora.

Patrícia ressaltou ainda, que a Unoesc tem oferecido um bom suporte tecnológico nesse momento de isolamento, o que tem feito a diferença para o desempenho das aulas.

— Vídeos, trabalhos, fóruns e aula teórica por webconferência nos permitem ensinar sem perder a qualidade. E os estudantes gostam do novo, de atividades diferentes e muitas vezes se interessam mais pelos conteúdos. Tenho a percepção que nos aproxima mais, nos levando mais perto do cotidiano dos alunos — destacou.

Por fim, a professora comentou que diante da necessidade pretende, além de disponibilizar vídeos de sua autoria referente aos aparelhos de eletro, também postar outros vídeos, de outras disciplinas e áreas de atuação profissional que também possam agregar no aprendizado dos acadêmicos.