Notícias Xanxerê Especialização

Balanceamento de Carboidratos na Nutrição de Bovinos Leiteiros é tema de palestra

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
28 de Julho de 2020

O setor de Pós-graduação da Unoesc Xanxerê e a Coordenação do curso de Pós-graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros realizaram a palestra, que foi ministrada pelo médico veterinário Airton Vanderlinde e mediada pelo professor Claiton André Zotti.

Foram abordados tópicos de grande relevância aos profissionais e produtores envolvidos na cadeia da produção de leite, visto que a dieta dos animais é majoritariamente composta por carboidratos. Assim, conhecer as particularidades dos mesmos, a interação deles com os outros constituintes da dieta, bem como as estratégias de colheita e oferta aos animais em lactação são fatores relevantes do ponto de vista econômico e da saúde dos animais.

Conforme o palestrante, o maior desafio dos técnicos/nutricionistas é fornecer uma dieta balanceada entre carboidratos fibrosos e não fibrosos e ainda, a quantidade suficiente de nitrogênio com o objetivo de otimizar o processo fermentativo e a síntese de proteína microbiana. Essa boa prática, associada ao correto manejo e gestão da propriedade proporcionarão ao produtor aumentar a produção de leite, melhorar a saúde dos animais e a lucratividade do negócio.

Para Airton, a busca pela melhoria da eficiência deve ser uma meta constante para a sustentabilidade de qualquer negócio.

- A alimentação representa mais de 50% dos custos de produção da atividade leiteira, e neste contexto os carboidratos constituem acima de 70% dos nutrientes que compõem a dieta de um animal, além de ter maior possibilidade de manipulação – afirmou o palestrante.

Cleomar Hilgert, participante da Live, relata que a iniciativa é boa e a temática deve ser mais explorada na região Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, por serem regiões fortes e atuantes na área, e assim capacitar os profissionais atuantes em Bovinocultura. Aminoácidos e o balanceamento de carboidratos são assuntos que valem ser discutidos para a qualificação profissional desta área.

O tema abordado foi de grande relevância, são práticas do dia-a-dia para os profissionais da área. Os professores são excelentes e conduziram muito bem o assunto, destaca o participante Josinei Sartor.

O professor Claiton André Zotti relata que neste momento em que todos mudaram a forma de trabalho e convívio, o uso de ferramentas remotas permite debatermos com pessoas de experiências distintas, aumentando o nível informativo dos encontros.

- As ferramentas hoje disponíveis garantem efetividade na comunicação, o que ficou evidente na participação do consultor técnico Airton Vanderlinde que, brilhantemente, apresentou orientações sobre balanceamento de carboidratos – finalizou o professor.

Sobre a pós-graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros

O assunto debatido nesta Live, assim como os demais que serão tratados na Pós-graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros, é extremamente importante haja visto que a região Oeste de Santa Catarina está inserida na quarta bacia leiteira do Brasil. Diante deste cenário faz-se necessário discutir e atualizar nossos conhecimentos quando tratamos de produção de leite com animais de elevado potencial genético, destaca o coordenador da Pós, professor Ederson Bisognin Bortolotto.

Siga Instagram @xxeposunoesc e acompanhe as novidades do setor de Pós-graduação da Unoesc Xanxerê. Se preferir, chame pelo WhatsApp (49) 98435-4890.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.