Notícias São Miguel do Oeste Mestrado

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
13 de Fevereiro de 2020

A aula inaugural da primeira turma do Mestrado em Educação da Unoesc São Miguel do Oeste foi realizada, segunda-feira (10), no auditório da Universidade. Durante a cerimônia de abertura, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), doutor Elton Luiz Nardi, destacou que a abertura de uma turma em São Miguel do Oeste reforça o compromisso da Unoesc com o desenvolvimento regional e a atenção à comunidade em que está inserida.

— O curso vem consolidando seu objetivo de formar docentes, pesquisadores aptos e comprometidos com a produção, a difusão e com o avanço do conhecimento científico da área da educação e com a intervenção de problemas relacionados ao fenômeno educativo, em suas múltiplas dimensões e determinações, com vistas à transformação social — ressaltou o professor Elton Nardi, acrescentando que o PPGEd alcançou uma importante inserção regional e nacional, impulsionada com a implantação do curso de Doutorado.

Em seguida, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, deu as boas-vindas aos mestrandos.

— Esse é um momento histórico para a Unoesc São Miguel do Oeste. É a primeira turma de Mestrado que estamos oferecendo no nosso campus. Desejamos sucesso a todos — afirmou.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, doutor Fábio Lazzaroti, os acadêmicos da Unoesc têm a oportunidade de fazer uma formação continuada dentro da Universidade.

— A Unoesc possibilita um itinerário formativo que não termina na graduação. Nossos acadêmicos da área das ciências educacionais têm a possibilidade de seguir para o Mestrado e Doutorado, além dos cursos de especialização. Isso gera um impacto importante na região de inserção da nossa Instituição — avaliou o professor.

A aula inaugural foi ministrada pela professora, doutora Marilda Pasqual Schneider, que abordou sobre os desafios da pesquisa em educação. Além dos mestrandos, o evento contou com a participação dos acadêmicos de Pedagogia e Educação Física.

Sobre o Mestrado em Educação

A turma é composta por 17 mestrandos, que atuarão nas seguintes linhas de pesquisa do PPGEd:  Educação, Políticas Públicas e Cidadania e Processos Educativos. O curso terá duração de 2 anos.

A diplomada de Pedagogia da Unoesc, Carla Taís Friedrich, é uma das mestrandas. Ela conta porque decidiu fazer o Mestrado.

— Apaixonada pela área da educação, busquei o Mestrado para — além do crescimento e desenvolvimento pessoal — melhorar minha prática pedagógica, contribuindo no espaço em que estou — conclui a pedagoga.