Notícias Chapecó Graduação

Atletas da base da Chapecoense participam de projeto estruturado pelo curso de Pedagogia

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
29 de Junho de 2022

Quando o assunto é formação integral do ser humano, a Chapecoense entende. Além dos campos, os meninos da base participam de projetos que contribuem para qualificar o processo de formação do atleta.

Um desses projetos é a "Base lê", que foi estruturado no componente de "Alfabetização e Letramento" do curso de Pedagogia da Unoesc Chapecó, o qual foi debatido sobre processos de alfabetização no contexto de educação não escolar institucionalizado. Organizado pela pedagoga Marineiva Moro de Oliveira, com apoio da psicóloga Sabrina Guerra e da assistente social Francielli Calgaroto, que atuam no setor psicopedagógico e social da categoria de base da Chapecoense.

O projeto a "Base lê" contribui para a formação integral do atleta, que além de conhecimentos táticos de jogo desenvolvem conhecimentos que potencializam a sua atuação fora de campo. As atividades são realizadas nas quartas-feiras à tarde. Os atletas se reúnem para leitura coletiva de um livro que foi escolhido por eles, que apresenta histórias de atletas de sucesso. Após a leitura coletiva debatem acerca das palavras-chave e como a leitura contribui para a vida deles. Ao final, elaboram um resumo que, posteriormente, será inserido em um E-book, cuja socialização será realizada em dezembro na Unoesc.