Notícias Joaçaba Esporte

Atletas completam percurso da 2ª Corrida Rústica entre Luzerna e Joaçaba debaixo de chuva

Por: Herton Farias
herton.farias@unoesc.edu.br
03 de Setembro de 2014

Todos os atletas que correram as provas de 5 e 10 quilômetros cruzaram a linha de chegadaMesmo debaixo de chuva, todos os 206 atletas que largaram para as provas de 5 e 10 quilômetros da 2ª Corrida Rústica entre Luzerna e Joaçaba cruzaram a linha de chegada. A marca demonstra a superação dos competidores, a grande maioria amadores. Choveu — e muito — durante toda a prova, realizada na manhã de domingo (31).

A 2ª Corrida Rústica, prova Professor Edmar de Oliveira Pinto, fez parte do Circuito Estadual Unimed de Corridas Rústicas. O evento foi realizado com o apoio da Unoesc e Conselho Regional de Educação Física.

A largada foi dada às 9h. Precisamente 15 minutos e 29 segundos depois, o atleta Israel Tiago Pereira Mecabo, de Campos Novos, cravou a marca vencedora da prova de 5 km. Logo depois chegaram Paulo Henrique Santos, Pedro Paulo, ambos de Porto União (SC). No feminino, a vencedora foi Paula Bogoni, de Joaçaba, que concluiu a prova em 22 minutos e 34 segundos. Depois dela, cruzaram a linha de chegada Mayara Kelly da Silva e Débora Cristina da Rocha.

Nos 10 km o atleta João Marcos Locatelli, de Videira, consagrou-se bicampeão, com o tempo de 31 minutos e 55 segundos.  No ano passado, ele venceu a 1ª edição da Corrida.  Joel Sychocki, de Carlos Gomes (RS), e Daniel da Silva, de Campos Novos, completaram os três primeiros lugares do pódio da categoria geral.

A primeira mulher a percorrer os 10 km foi Rosa Padilha, que venceu com o tempo de 39 minutos. Daniele da Dilva e Janaina Fracaro Braga chegaram na segunda e terceira posição, respectivamente.

O resultado completo, por categoria e tempo de cada atleta, está disponível no site da Circuito Estadual Unimed de Corridas Rústicas. O percurso das duas provas, 5 e 10 km, passou pelo centro de Herval d'Oeste, cruzando as pontes Jorge Lacerda e Emílio Baumgart, com a chegada em frente à Unimed Joaçaba.

Categorias

Além da categoria geral, a corrida premiou atletas em outras seis categorias divididas por idade — nos dois naipes —, além de duas categorias especiais: profissionais de Educação Física e universitários da Unoesc.

Entre os universitários, os acadêmicos João Henrique da Silva, do curso de Educação Física da Unoesc Videira, e Rosane Maria Perotoni, Direito de Joaçaba, foram os vencedores dos 5 km, enquanto Vanderlei Souza da Silva, pós-graduando da Unoesc Xanxerê, e Marisete Silvana Calegari, do curso de Educação Física de Joaçaba, foram os primeiros colocados nos 10 km.

Homenagem

Além de lembrar o Dia do Profissional de Educação Física — comemorado em 1º de setembro — e estimular a prática de atividade física, a Corrida Rústica Etapa Professor Edmar de Oliveira Pinto é uma homenagem ao profissional que desempenhou um importante papel para o fortalecimento do esporte catarinense.