Notícias Joaçaba Graduação

Atividade do curso de Enfermagem promove estímulo ao raciocínio crítico dos graduandos

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
14 de Julho de 2021

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, são inseridos no contexto prático desde as primeiras fases em diversas instituições de saúde da região de Joaçaba-SC. Conforme os graduandos vão evoluindo, novos desafios são propostos a eles. Exemplo disso é o incentivo ao olhar crítico dos graduandos, nas fases finais, onde em cada campo de estágio é proposto aos alunos que realizem intervenções de melhoria nos setores.

Durante o primeiro semestre de, com o auxílio dos profissionais da enfermagem Supervisores de estágio e sob a orientação da coordenadora do curso, professora Márcia Restelatto, os acadêmicos realizaram intervenções e atividades práticas que possibilitaram um aprendizado imersivo.

— Essas propostas de intervenções trazem maturidade ao graduando. Muitas vezes o ‘problema’ está claro para eles, mas quando o professor confronta com o questionamento: ‘o que você faria para mudar essa situação? ’ Os alunos observam a situação de um novo ponto de vista e lançam mão da criatividade para tentar resolver — coloca a professora do curso e enfermeira, Luana Turra.

Na emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), as alunas Alissia, Gabrieli, Kely, Natália e Maiara, observaram a necessidade de atualizar o informativo que continha o Algoritmo de parada cardiorrespiratória (PCR) para adultos, com a nova versão da American Heart Association (2020). Através da parceria com a enfermeira coordenadora da Emergência Thaíse Pratto, foi elaborado um novo material que agora está disponível na Sala de Reanimação para auxiliar os profissionais e alunos da instituição.

A aluna Kely, da 10ª fase do curso destaca que a ideia de realizar intervenções nos campos de estágios estimula os acadêmicos a terem um olhar mais crítico e analítico quanto ao atendimento direto e indireto prestado ao paciente.

— Na semana em que estávamos em estágio na emergência do hospital, conferindo os materiais e equipamentos da sala vermelha 9sala de reanimação), nós tivemos a ideia de atualizar o fluxograma de PCR, destacamos mudanças muito relevantes e importantes que devem ser seguidas no momento de PCR e pós-PCR, que são essências para salvar a vida de um paciente e mantê-lo estável. Frente a isso observamos a importância de sempre estarmos nos atualizando, aprimorando e buscando novos conhecimentos — relata Kely.

A professora e enfermeira Luana salienta ainda que, nenhuma dessas intervenções seria possível se não houvesse a disponibilidade dos colaboradores de cada instituição.

— Essas atividades têm como objetivo formar enfermeiros pró-ativos, auxiliar na relação entre profissionais da instituição e graduandos, estimular a relação multiprofissional e, claro, ofertar assistências de qualidade aos pacientes. Deixo aqui meu agradecimento em nome do curso e dos nossos acadêmicos — finaliza a professora.