Notícias Videira Extensão

Por: Joao Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
04 de Julho de 2022

O curso de Administração e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Unoesc Videira, realizaram uma atividade com oficina prática sobre o uso do lixo como alternativa de empreendimento sustentável. O encontro foi promovido no dia 29 de junho, no auditório da Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis (Cepar), para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.

A oficina, cuja proposta central foi sustentabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento de forma dialogada, partiu de um convite da professora Sueli Perazolli Trindade, por meio do programa CONNECT e de seu Doutorado na PUCPR, que incluiu a Unoesc como uma Universidade comunitária, que tem como propósito trabalhar a temática com alunos das escolas públicas.

O projeto CONNECT é um modelo inclusivo e sustentável, que permite às escolas secundárias adotarem o ensino aberto, incorporando projetos de ação científica no currículo básico, usando abordagens científicas participativas com universidades e empresas. O projeto apresenta sua metodologia baseada nas ações científicas: importar-se – conhecer – fazer, com foco orientado para cenários futuros.

O CONNECT, segundo a professora Sueli, é um projeto de investimento em educação, organizado em parceria com a União Europeia para incentivar as práticas de Inovação e Pesquisa Responsável nos países. Com duração de três anos, ele é financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia no âmbito da Ciência para a sociedade (SwafS).

— O objetivo do projeto é incentivar o estudo de ciência no cotidiano com três ações: Escola-aberta; Ciência-ação; Ciência participativa — ressaltou Sueli Trindade.

Os trabalhos durante a oficina foram aplicados e conduzidos pela professora Cristiane Bonatto de Morais, coordenadora do curso de Administração da Unoesc Videira.

— Os resultados foram incríveis, com a temática empreendedorismo foi possível abordar questões relativas a todos os cursos da Universidade para solucionar problemas do meio ambiente e da sociedade. Os alunos da Escola Adelina Régis foram muito participativos e apresentaram soluções muito inovadoras — finalizou a coordenadora.