Notícias Chapecó Pesquisa

Alunos da UMIC participam de atividades de pesquisa que contribuirá com a saúde da população idosa

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
25 de Fevereiro de 2022

Nos dias 17 e 24 de fevereiro, estudantes da Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC estiveram no campus da Unoesc participando de atividade que contribuirá com Programas de bolsa de estudos e projeto de pesquisa do Edital art. 170 do Uniedu/SC.

A pesquisa tem objetivo de detectar a incidência do medo e risco de quedas em idosos por meio do instrumento Icon-FES; analisar a associação entre variáveis antropométricas e os fatores de risco cardiovascular em idosos de Chapecó –SC; acompanhar aspectos da saúde mental (demência) e a aptidão funcional dos idosos participantes das atividades na Universidade da Melhor Idade de Chapecó.

Foram colhidos dados sobre os aspectos sociodemográficos, medo de cair em situações diárias e saúde mental do idoso, os resultados irão auxiliar os profissionais que atuam com esta clientela nas diversas facetas da saúde da população idosa. 

Os alunos responderam questionários e foram submetidos a avaliação da massa corporal, estatura, perímetro cintura e quadril, diâmetro abdominal antero-posterior, para análise da distribuição da gordura corporal como preditor de doenças metabólicas, assim como, a aptidão funcional por meio da bateria de aptidão física de Rikli e Jones.

O grupo continuará sendo acompanhado até que se possa desenvolver ações e estratégias a partir dos dados coletados, essencial para que os cuidados em saúde sejam embalados na situação de saúde real dos idosos atendidos pelo projeto.

Participaram da coleta de dados e do planejamento da pesquisa as professoras Daniela Zanini, Danielle Ledur Antes, Mariluce Poerschke Vieira e os acadêmicos Arthur Bressan, Armando Ferreira Lopes, Junior Cesar Mader, Aloir Veiga, Gustavo Blanger e Lana Carla de Brito. 

A atividade também foi acompanhada pela professora Sandra Toffolo, coordenadora do Programa Educação ao Longo da vida – ELV e UMIC que atua promovendo projetos de extensão para idosos do município. A UMIC é uma parceria da Unoesc com a Prefeitura de Chapecó. 

 

*Texto com a colaboração: Sandra Toffolo e Mariluce Poerschke Vieira.  

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.