Notícias Videira Aulas

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
14 de Maio de 2019

O curso de Engenharia Química da Unoesc Videira está desenvolvendo projeto de atividade de extensão, junto às escolas da 9º Gerência Regional de Educação, denominado "Conhecendo a Química".

A proposta atenderá cerca de 240 alunos do 3º ano do ensino médio, com intuito de proporcionar maior interesse pelas  ciências, além de capacitar professores das áreas de Química e Biologia para o desenvolvimento de práticas nas escolas.

As aulas serão desenvolvidas em três etapas, durante os meses de maio a julho de 2019, nos laboratórios  do campus, e já na primeira semana de maio, aconteceu o primeiro encontro com professores dessas escolas.

No período matutino, os professores das áreas de Química e Biologia discutiram as principais dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem dos estudantes. Entre as dificuldades apresentadas, relatam a falta de espaço e material, além do curto período disponível para a realização de aulas práticas. Também, apontam a necessidade de conseguir envolver o aluno para o estudo do conteúdo e dificuldades de aprendizagem.

Por meio deste projeto de extensão, explica professora idealizadora da proposta, Carla Suntti, foram abordadas algumas metodologias chamadas de ativas, que focam no processo de aprendizagem colaborativa.

A professora Carla apresentou um estudo de caso sobre o Método 300, desenvolvido pelo professor Prof. Ricardo Ramos Fragelli, da Faculdade de Engenharia da UnB. Este método foi aplicado em escolas estaduais e foca na aprendizagem em grupo com ótimos resultados

Ela explica que os professores puderam conhecer algumas ferramentas on-line para desenvolvimento de questionários  durante esse primeiro encontro.

— Foi um momento bastante enriquecedor e de trocas de conhecimentos entre os professores. Alguns deles já conheciam as ferramentas on-line e puderam compartilhar as experiências vivenciadas com os alunos nas escolas —, afirma Carla.

À tarde, os professores foram para o laboratório de Química, e a professora Fabiana de Martini Soares desenvolveu práticas, como fermentação alcoólica e processos de caramelização. A ideia foi repassar algumas práticas simples que podem ser replicadas nas escolas.

Nas próximas etapas, os estudantes das escolas públicas da 9ª Gered terão aulas nos laboratórios da Unoesc nos períodos da manhã e tarde. Eles virão divididos em turmas em dias alternados.